Acordo entre governo baiano e russo vai garantir a compra de 50 milhões de doses da vacina Sputnik V, caso a eficácia seja atestada por órgãos responsáveis. (Foto: Reprodução/HealthNews) |
Um acordo para a compra de 50 milhões de doses da Sputnik V, vacina desenvolvida pela Rússia para o combate ao coronavírus, foi anunciado pelo governador Rui Costa (PT) da Bahia. De acordo com o governador, a compra só será confirmada após os órgãos responsáveis aprovarem a eficácia da vacina, que atualmente já se encontra na fase 3 de testes na Rússia, onde cerca de 30 mil voluntários receberam doses da vacina em Moscou, e segundo estudos preliminares das fases 1 e 2 divulgados pela revista científica 'The Lancet', mostrou imunização a Covid-19 nos voluntários testados.
De acordo com o Governo da Bahia, o Estado vai participar da fase 3 de testes da Sputnik V, o que deve acontecer a partir de outubro e contará com a participação de 500 voluntários. Para o início dos testes, um protocolo depende de autorização por parte da Anvisa e da Conep.
A Sputnik V foi a primeira vacina contra a Covid-19 registrada no mundo e foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Gamaleya, em Moscou. A compra, caso seja confirmada a eficácia, deve ser dividida entre os Estados que compõem o Consórcio Nordeste, dentre eles, o Rio Grande do Norte.
O Governo do Paraná foi o primeiro no país a mostrar interesse na Sputnik V, um acordo para compra, fabricação e distribuição da vacina russa foi assinado no mês passado pelo Estado com o governo russo.
Veja abaixo o anúncio do governador da Bahia, Rui Costa:
Bom dia! A sexta-feira começa com a oficialização de uma ótima notícia! A #Bahia assinou um acordo de cooperação com o fundo soberano da #Rússia, o RDIF, para o fornecimento de 50 milhões de doses da vacina Sputnik V, a primeira contra #coronavírus registrada em todo o mundo.
— Rui Costa (@costa_rui) September 11, 2020
Estou muito feliz pelos acordos que firmamos. Acredito na ciência e estou confiante nos resultados. É mais um importante passo dado para salvar vidas humanas, mas ainda precisamos contar com o seu apoio. Evite aglomerações, #UseMáscara e não se esqueça de higienizar as mãos!
— Rui Costa (@costa_rui) September 11, 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário