Lula teve passagem apoteótica na COP27, o presidente eleito do Brasil discursou e cobrou promessas de países mais ricos feitas na COP15 em 2009. (Foto: Ricardo Stuckert) |
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou nesta quarta-feira (16), seu primeiro pronunciamento em um grande evento internacional. Convidado por governadores da Amazônia Legal e pelo presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, Lula foi a grande estrela política na COP27 (Conferência sobre as Mudanças Climáticas das Nações Unidas).
Após manter agendas bilaterais com representantes para o clima de outros países como Estados Unidos e Alemanha, Lula fez um discurso potente e muito aguardado no espaço destinado à autoridades pela ONU (União das Nações Unidas) no pavilhão da COP27.
Lula defendeu a preservação da Amazônia e criticou os líderes globais por não priorizarem a mudança climática. "O planeta está a cada momento nos alertando de que precisamos uns dos outros para sobreviver. No entanto, ignoramos esses alertas. Gastamos trilhões de dólares em guerras que trazem destruição e morte, enquanto 900 milhões de pessoas no mundo não têm o que comer." cobrou.
Na sua fala mais crítica, Lula arrancou aplausos e gritos de que o 'Brasil voltou' ao cobrar dos países mais ricos a promessa realizada na COP15 em 2009, quando esses países se comprometeram a destinar US$ 100 bilhões de dólares à países mais pobres para ajudar na preservação do meio ambiente.
Nesta quinta-feira (17), último dia na COP27, Lula vai se reunir com a sociedade civil e grupos indígenas, além do secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres. Na sexta-feira (18), o presidente eleito do Brasil seguirá para Portugal, onde vai se encontrar com autoridades do governo português.
Nenhum comentário:
Postar um comentário