Aliados do presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL) na Câmara dos Deputados e no Senado, avançam com projeto que vai aumentar o valor da energia elétrica nas regiões Norte e Nordeste do país, a medida é vista por parlamentares da oposição como uma vingança, especialmente para os nordestinos que tiveram papel primordial para a derrota de Bolsonaro para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O projeto que derruba entendimento da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que alterou uma taxa paga pelos usuários da rede de transmissão de energia, o sinal locacional, já foi aprovado na Câmara dos Deputados e segue em tramitação no Senado Federal.
Caso os senadores sigam os deputados, o projeto que beneficiava o Norte e Nordeste do Brasil deixará a taxa de energia elétrica mais cara nas duas regiões. Após as mudanças da Aneel, os consumidores das duas regiões pagavam R$ 1,23 bilhão a menos por ano pela utilização da rede de transmissão.
Ainda não há uma data prevista para a votação do projeto no Senado, mas a medida deixa clara a punição que governistas bolsonaristas querem promover no bolso de quem rejeitou o projeto de poder de seu líder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário