Uma reunião ocorrida no último dia 19 de outubro no Palácio do Planalto, com a ala mais radical do presidente Jair Bolsonaro (PL) traçou operação deflagrada neste domingo (30), dia em ocorre a votação do segundo turno das eleições gerais, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e que tem prejudicado a chegada dos eleitores em seus locais de votação, o foco principal tem sido no Nordeste brasileiro.
A reunião foi descoberta pela coluna do jornalista Lauro Jardim, do jornal 'O Globo'. Segundo o colunista, a ala radical ligada ao presidente, determinou que operações como as que estão sendo relatadas por eleitores desde as primeiras horas da manhã de hoje, para dificultar a chegada dos eleitores no Nordeste, região do país que deu a vitória ao ex-presidente Lula (PT) e que será o fio da definição neste segundo turno.
Inúmeras denuncias nas redes sociais mostram agentes da PRF parando ônibus, especialmente com eleitores vestindo roupas vermelhas ou com alguma caracterização que mostrem apoio ao candidato do PT. Na noite de ontem (29), o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, havia determinado a suspenção de quaisquer ações da PRF sobre o transporte de passageiros, o que não aconteceu.
Com o descumprimento da PRF, Alexandre de Moraes voltou a determinar a suspenção imediata de todas as ações que estavam impedindo a chegada de eleitores aos locais de votação, além da intimação do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, que foi ao TSE prestar esclarecimentos sobre essas ações.
A hasteg 'DEIXEM O NORDESTE VOTAR', se tornou o assunto mais comentado nas redes sociais em apoio aos eleitores da região afetados com esse descumprimento de uma determinação da Justiça Eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário