Lula voltará ao comando do país, após ser eleito por 50,90% dos votos na eleição mais acirrada da história do Brasil. (Foto: Ricardo Stuckert) |
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi eleito por 50,90% dos votos válidos o novo presidente do Brasil. Aos 77 anos, completados no último dia 27 de outubro, Lula chegará ao comando do país a partir de 1º de janeiro de 2023, pela terceira vez. O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB) foi eleito o vice-presidente na chapa com Lula.
Lula derrotou o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que fracassou no seu projeto de reeleição, apesar dos bilhões de reais que despejou e de suas tentativas antidemocráticas, como a que tentou impedir nordestinos de votarem através de ações coordenadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Após a proclamação do resultado das urnas, o presidente eleito recebeu as felicitações de outros chefes de estado como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente da França, Emmanuel Macron e da Argentina, Alberto Fernández e de Andrés Lopez Obrador, presidente do México.
Com 100% das urnas apuradas, Lula obteve 60.345.999 dos votos válidos (50,90%), enquanto Bolsonaro com 58.206.354 dos votos válidos, obteve 49,10%. O novo presidente foi vitorioso nos 9 estados do Nordeste, Amazonas, Pará e Minas Gerais.
Abaixo assista ao pronunciamento do presidente eleito Lula:
Pronunciamento do presidente eleito do Brasil, Luiz InácioLuladaSilva https://t.co/sz0Kx6FvyD
— Lula 13 (@LulaOficial) October 30, 2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário