26 fevereiro 2022

Governo orienta população de Lucrécia sobre medidas de segurança da barragem

População de Lucrécia recebe orientações sobre medidas de segurança da barragem do município, seminário concluiu semana do Plano de Ação de Emergência do Governo do Estado. (Foto: João Vital)

O Governo do Estado concluiu esta semana o seminário de orientação sobre as medidas de segurança do Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem de Lucrécia, em uma iniciativa voltada para a população da zona rural do município. Por meio de ação integrada entre Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Projeto Governo Cidadão e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, a equipe informou sobre os sistemas de notificação e alarme, mancha de inundação, áreas de segurança, sinalizações, rotas de fuga e canais de comunicação.

O seminário de orientação é exigência obrigatória para o início das obras no reservatório. O Governo está na fase de finalizar os trâmites para emitir a ordem de serviço e então começar a recuperação da barragem. Nesta semana também foram instaladas as primeiras comunicações do PAE em pontos estratégicos da cidade.

“Tivemos uma participação importante da zona rural de Lucrécia, que pôde tirar suas dúvidas e esclarecer muitas fake news que circularam e atrapalharam o processo. Destacamos para eles que se trata de um trabalho preventivo e não há motivo para pânico, além de colocar nossos canais de comunicação à disposição”, disse o coordenador de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Helder Araújo.

As obras vão resolver de maneira definitiva a instabilidade encontrada na parede da barragem, após visita de especialistas do Painel de Segurança de Barragens em 2019. Depois de emitida a ordem de serviço, a empresa tem seis meses para concluir a recuperação.

Barragem

A barragem de Lucrécia tem quase 90 anos e é de responsabilidade do Governo do Estado. Para se adequar à Política Nacional de Segurança de Barragens e atender as recomendações dos consultores do Painel de Segurança contratados pelo Governo, a gestão está tomando uma série de medidas preventivas, entre elas a criação de um Plano de Ação de Emergência (PAE). Após visita dos especialistas em 2019, foi detectado um indicativo de instabilidade nos dois barramentos e recomendada a realização de obras complementares.

Atualmente o reservatório opera em torno de 30% de sua capacidade, percentual necessário para garantir a segurança do manancial e da população. O Igarn está monitorando a barragem e fez a instalação de 11 piezômetros, equipamentos capazes de medir e avaliar a infiltração da água nos dois barramentos. Também está sendo monitorado o volume de água armazenado, as precipitações pluviométricas e comportamento da estrutura dos maciços.



*Por: ASSECOM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br