17 agosto 2021

Governo do RN inicia formação de 150 novos bombeiros militares

A governadora Fátima Bezerra participou da cerimônia acompanhada do vice-governador Antenor Roberto. (Foto: Raiane Miranda/ASSECOM-RN)

O Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) iniciou nesta terça-feira, 17, o curso de formação de 150 novos bombeiros. A aula inaugural do Curso de Formação de Praças 2021 (CFP/BM) aconteceu no Centro de Convenções com presença da governadora professora Fátima Bezerra.

"Há nove anos o Corpo de Bombeiros não incorporava pessoal. Ao assumirmos a gestão em 2019 adotamos como uma das prioridades a segurança pública. Hoje estamos iniciando a formação de 150 alunos-soldado e no próximo ano vamos formar mais 150", afirmou a governadora.

Além desta turma, o CBM tem 20 alunos-oficiais em treinamento nos estados da Paraíba e Minas Gerais. "É emocionante estar aqui na condição de governadora neste momento emblemático na vida de vocês. Sei que não foi fácil chegar até aqui. O Corpo de Bombeiros é uma instituição estratégica e muito querida pela sociedade. Integra o sistema de segurança do Estado e tem o importante papel de proteger as pessoas e promover mais segurança e paz ao RN. Zelem pelo CBM", disse a chefe do Executivo.

A turma é composta por 134 homens e 16 mulheres, que se submeteram a concurso público realizado em 2017, que durante 10 meses terão 1.900 horas-aula de treinamento e capacitação. Eles terão aulas de combate a incêndio, salvamento terrestre, aquático, veicular, em altura, busca, resgate e salvamento, atendimento pré-hospitalar, sistema de combate a incêndio e pânico, legislação, treinamento físico militar, defesa civil.

Comandante do CBM, coronel Luiz Monteiro, reforçou as palavras da Governadora: vocês são os futuros soldados do fogo. São 150 guerreiros e guerreiras que serão formados para proteger a vida e o meio ambiente. Serão forjados pelo treinamento e pela doutrina bombeirista para defender a sociedade norte-rio-grandense. Esta é a nossa razão de existir. Esta é a maior turma de praças na história do CBM RN que existe há 104 anos".

Luiz Monteiro agradeceu à administração estadual pelo articulação multi-institucional, incluindo as secretarias de Segurança Pública, de Infraestrutura - pela reforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento, secretaria de Planejamento, de Administração, Administração Penitenciária, comandos da PM, da Polícia Civil, ao Itep, à comissão de candidatos, ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas do Estado e à decisão da Governadora de chancelar a convocação dos 332 concursados. "Os novos militares vão permitir a interiorização dos serviços e dar mais agilidade aos atendimentos, o que pode ser o diferencial entre a vida e a morte. O CBM hoje tem unidades em seis municípios potiguares. Seremos eternamente gratos à professora Fátima Bezerra, que é a verdadeira governadora da segurança pública. Peço as bênçãos de Deus a todos", declarou o comandante para em seguida fazer a entrega da medalha de honra ao mérito José Osias à Governadora e ao vice-governador Antenor Roberto.

No evento acompanharam a governadora os secretários de Estado Ana Maria Costa (Turismo), Gustavo Coelho (Infraestrutura), secretário adjunto da Segurança Pública, Osmir Monte, diretora geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, subsecretário de Recursos Humanos da secretaria de Administração (Sead), Eridan Magalhães, coronel Francisco Alvibá, diretor de ensino da PM representou o comandante Alarico Azevedo e o diretor-geral do Itep, Marcos Brandão.

OUTRAS AÇÕES DO GOVERNO JUNTO AO CBMRN

- Formatura dos alunos soldados em 2019, que são do mesmo concurso público de 2017, e incorporação de 90 novos bombeiros.

- Promoções de oficiais e praças do Corpo de Bombeiros - 513. A corporação tem efetivo de 660 militares.

- Promoção de 11 aspirantes a tenente do Corpo de Bombeiros.

- Inauguração do Quartel do Corpo de Bombeiros de São Gonçalo do Amarante, em outubro de 2019.

- Nova sede do Programa Social Bombeiro Mirim, em espaço moderno e amplo, localizado na Escola Tiradentes.

- Aquisição de dois cães - que estão em treinamento - para atuar em ocorrências de resgate e salvamento.

- Entrega de seis novas viaturas de salvamento, tipo L-200, mediante convênio entre o Governo do Estado e SENASP.

- Inauguração do Parque Aquático Sargento Ivan Ferreira da Silva, com piscina semiolímpica para treinamentos.

- Construção iniciada de dois novos postos guarda-vidas na Praia do Meio (Natal) e na Praia de Búzios (Nísia Floresta).

-  Entrega de viaturas e equipamentos ao Corpo de Bombeiros. O investimento de mais de R$ 2,6 milhões, recursos próprios (arrecadação) e do Governo Cidadão, via empréstimo com o Banco Mundial.

- Quatro novas viaturas de combate a incêndio e 514 equipamentos de combate a incêndio urbano e florestal. O valor total investido nas viaturas e equipamentos foi de quase R$ 3,4 milhões, contando com convênios e recursos estaduais.

- Padronização do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte com novo uniforme. Além da identidade visual, o uniforme traz segurança em operações noturnas. A mudança está ocorrendo em diversas corporações bombeiro militar que estão aderindo o laranja como cor padrão de serviço, já que essa também é a cor universal de salvamento.

- Manutenção no Auto Plataforma Aérea (APA), viatura com equipamento primordial que serve para controlar incêndios em locais mais altos e auxilia também em ocorrências de salvamento em altura. Em junho, o Governo do RN entregou o APA, que passou por uma manutenção depois de um longo período desativado.

- Instalação do Serviço de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros (SAT) integrado ao Junta +Fácil RN em Pau dos Ferros para atender a região.

- Na atual gestão o Corpo de Bombeiros tem a segunda mulher a comandar uma unidade. A tenente Fernanda Torres assumiu o comando do Corpo de Bombeiros de Caicó. A primeira mulher comandante foi a Capitã Denise Bezerra, hoje tenente-coronel, à frente do Primeiro Grupamento de Bombeiros, que atende toda a região metropolitana de Natal.

- Bombeiros Militares estão atuando diretamente na logística das entregas das vacinas contra a Covid-19.

- No primeiro semestre deste ano, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte realizou 127 salvamentos em praias da Região Metropolitana de Natal. Além disso, os guarda-vidas fizeram mais de 25 mil orientações e advertências.



*Por: ASSECOM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br