O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve embarcar para os Estados Unidos, onde terá um encontro com o presidente Joe Biden. O encontro deve acontecer antes do Natal e está sendo articulada entre a equipe do brasileiro e a do presidente americano.
Caso o encontro se confirme, Lula vai repetir o mesmo gesto que fez ao ser eleito pela primeira vez em 2002, naquele ano, o presidente eleito foi ao encontro do então presidente George W. Bush. A preocupação porém, será como levar Lula aos Estados Unidos sem criar novos ataques de oposicionistas como ocorreu na ida do presidente eleito à COP 27 no Egito, quando pegou carona em jatinho de um empresário.
Biden deseja encontrar com o presidente eleito para retomar as relações entre Estados Unidos e Brasil, que ficou distanciada desde a vitória de Biden sobre Donald Trump, o queridinho da família Bolsonaro.
Posse de Lula
Para a posse de Lula, em 1º de janeiro, o governo dos Estados Unidos já reservou cerca de 200 quartos em um hotel de Brasília, a expectativa é que autoridades de primeiro escalão do governo americano prestigiem a cerimônia que empossará Lula como presidente pela terceira vez.
A vice-presidente Kamala Harris, já foi escalada para representar os Estados Unidos na cerimônia, mas há uma forte expectativa que o próprio Joe Biden desembarque no Brasil para prestigiar a posse de Lula, caso se confirme, será o maior chefe de Estado presente no evento que deve receber mais de 150 mil pessoas e terá shows com artistas como a cantora Pabllo Vittar e o cantor Martinho da Vila, entre outros nomes que apoiaram a candidatura do petista.
A Casa Branca confirmou a reserva dos quartos, classificando como um procedimento de praxe. Por motivos de segurança, a possível vinda de Joe Biden e de outras autoridades do governo americano à posse de Lula, só será revelada mais próximo do dia do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário