22 julho 2021

Paxman Brasil, responsável pela touca inglesa, equipamento com tecnologia que age para combater a queda de cabelos durante a quimioterapia realiza treinamento em clínica de Natal

Gustavo Spritzer, diretor comercial da Paxman Brasil, realizou o treinamento da equipe da Oncoclínica São Marcos, em Natal, que operará a tecnologia da touca inglesa que impede a queda de cabelos durante o tratamento de quimioterapia. (Foto: Divulgação) 

A população de Natal agora tem acesso a Touca Inglesa Paxman, que acabou de chegar à Oncoclínica São Marcos. A tecnologia age para combater um dos principais e mais devastadores efeitos colaterais da quimioterapia: a queda de cabelos.  A chegada deste equipamento é um marco, pois pacientes de toda região vão ter acesso à tecnologia presente nos principais centros de referência de tratamento de câncer nos Estados Unidos e Europa, como o hospital universitário do Texas - MD Anderson Cancer Center ou Johns Hopkins Hospital, que estão entre os considerados cinco melhores do mundo. 

Enfrentar o tratamento é um grande desafio, e que pode ser ainda mais difícil quando pacientes apresentam quadros de baixa autoestima e depressão. Estudos revelam que a queda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais traumatizantes da quimioterapia e causa danos que vão muito além do aspecto visual. As consequências são graves e até podem incidir na desistência do tratamento.  

“As clínicas e hospitais que oferecem a Touca Inglesa se equiparam aos principais centros de tratamento de câncer que são referência nos Estados Unidos e no mundo. Oferecer a Touca Inglesa é demonstrar preocupação com a qualidade de vida dos pacientes e mostrar que merecem o que há de melhor. Por isso, temos grande satisfação em proporcionar para o paciente brasileiro, por meio de parcerias com as clínicas, a tecnologia pioneira e única com certificações internacionais que compravam a segurança e eficácia”, destacou Gustavo Spritzer, Diretor Comercial da Paxman Brasil.

Como funciona 

A touca, conectada a uma unidade de refrigeração, é colocada na cabeça do paciente cerca de 30 minutos antes e mantida em torno de uma hora e meia após a infusão das drogas, dependendo do protocolo adotado. O sistema resfria o couro cabeludo a uma temperatura em torno de 20°C. Com isso, diminui o fluxo sanguíneo nos folículos capilares e reduz a absorção dos fármacos na região. 

No Brasil, desde 2013, já foram realizadas mais de 200 mil sessões nos principais centros de referência e hospitais de 15 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O sistema, criado no Reino Unido pela empresa Paxman, é o único no Brasil com certificação da FDA (agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA) e registrado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A tecnologia de resfriamento do couro cabeludo vem sendo desenvolvida há décadas, e curiosamente já utilizou até mesmo melancias na cabeça de pacientes, nos primórdios dos estudos. Ao longo de mais de 20 anos de pesquisas com a Touca Inglesa, pacientes relataram a diminuição da alopecia a ponto de dispensar o uso de lenço ou peruca. A taxa de sucesso depende do tipo de medicação administrada, 50% para as mais fortes e até 92% nas menos agressivas e a sensação de frio foi tolerada por 98% dos pacientes. A terapia não é indicada para os tipos de câncer hematológicos ou para alguma alergia ao frio. Recentemente, a FDA expandiu o uso da Touca Inglesa para outros tipos de tumores sólidos. 

Muito além da estética 

Uma importante novidade foi divulgada pela NATIONAL COMPREHENSIVE CANCER NETWORK – NCCN, com impacto direto para pacientes de câncer de mama. O uso da crioterapia capilar, por meio da Touca Inglesa, agora faz parte das Diretrizes de Prática Clínica em Oncologia da NCCN para pacientes que vão iniciar o tratamento para câncer de mama. A inclusão foi publicada na atualização 2019.1 da NCCN. A novidade reforça a importância e consequências da possibilidade de manutenção dos cabelos durante a quimioterapia. 



*Por: Assessoria de imprensa/Paxman Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br