"Em Defesa da Educação, Democracia e Direitos Sociais", foi o tema escolhido para a Conape 2022. (Foto: Sandro Menezes/ASSECOM-RN) |
A governadora Fátima Bezerra participou nesta terça-feira (22) do lançamento da Conferência Estadual Popular de Educação (Conape-RN), evento importante que será realizado em outubro em Natal, no Rio Grande do Norte. Organizado pelo Fórum Estadual de Educação do RN, o lançamento ocorreu em formato virtual, durante audiência pública da Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
O tema da Conape-RN 2022 é "Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es". O RN está sendo chamado de o Estado da Educação 2022, ano do centenário de nascimento do patrono Paulo Freire. O evento propõe mobilizar todos os setores e segmentos da educação do RN, envolvendo movimentos da sociedade civil, instituições e órgãos de governo, para realização das conferências intermunicipais e estadual populares de Educação.
A partir de julho ocorrem as conferências municipais e estaduais que irão resultar na conferência nacional, a ser realizada em junho de 2022, com o tema: "Em Defesa da Educação, Democracia e Direitos Sociais".
Sob caráter mobilizador, de luta e resistência na defesa da democracia, a Conferência vai apresentar um conjunto de propostas relativas à educação nacional, à efetiva implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Sistema Nacional de Educação (SNE), e em defesa da democracia, da vida e dos direitos sociais.
Para a governadora, professora Fátima Bezerra, o lançamento da Conape-RN é um passo importante em defesa da educação. “Participo desta luta há muito tempo, fui uma das integrantes e fundadoras do Fórum Nacional em Defesa da Educação que, junto aos Fóruns Estaduais, tem sido mais do que nunca instrumento de luta fundamental em defesa da educação pública”, destacou.
“Apesar de lograr êxitos em outras batalhas que ajudariam a definir melhor os rumos da Educação no Brasil, como foi o caso da aprovação do Novo Fundeb, não podemos assistir tudo isso se perder no mar do retrocesso que estamos vivendo atualmente”, completou a governadora, alertando também sobre os impactos da pandemia no Brasil. “O desprezo à ciência afeta diretamente à vida, assim também como afetou todo o contexto da educação”, concluiu.
Além da participação da Governadora Fátima Bezerra, a audiência pública contou com os deputados estaduais Isolda Dantas (presidente da Comissão de Educação) e Francisco do PT (propositor da audiência), além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN), Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas (APES), entre outros.
*Por: ASSECOM-RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário