12 março 2021

RN instala 180 pontos de videomonitoramento do CIOSP na Grande Natal

Investimento é de R$ 6,9 milhões viabilizado pelo Governo Cidadão/Banco Mundial. (Foto: Sandro Menezes/ASSECOM-RN)

Por meio da ação do Governo do RN, a região da Grande Natal agora possui 180 pontos de videomonitoramento para ampliar a atuação das forças da Segurança Pública do Estado. O serviço de instalação dos equipamentos, que em dezembro de 2018 foi repassado à atual gestão do Governo do RN com apenas 18% de execução, está sendo finalizado com o investimento de R$ 6,9 milhões viabilizados pelo projeto Governo Cidadão, Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) e pelo Banco Mundial.
 
O importante reforço tecnológico conta com 140 câmeras e 40 câmeras em portais que integram o sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) – órgão de controle de emergências da SESED. Os equipamentos serão bens próprios entregues à Segurança Pública do Estado, o que eliminará a contratação de serviços de videomonitoramento em anos anteriores prestados pontualmente por empresas privadas, o que promoveu a economia dos recursos públicos. 
 
Segundo a Coordenadoria da Tecnologia da Informação da Sesed, em 2018, quando este sistema de videomonitoramento começou a ser instalado, o CIOSP utilizava na região metropolitana da capital apenas 14 câmeras oriundas do “legado da Copa”, mais outras 30 contratadas por uma empresa particular e cerca de dez de propriedade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-/RN) e da Prefeitura Municipal de Natal, adicionadas ao CIOSP por meio de convênios, e que ainda funcionaram em anos diferentes.
 
“Mesmo com as limitações impostas pela pandemia e pela escassez de recursos financeiros do nosso Estado, temos conseguido melhorar a Segurança do Rio Grande do Norte. Mais uma vez, contamos com o trabalho do Governo Cidadão e temos este sistema de videomonitoramento eficaz que se soma a outras ações que já implantamos, todas planejadas pela nova Política de Segurança Pública e Defesa Social da nossa gestão”, declarou a governadora Fátima Bezerra. 
 
A ação do Governo Cidadão desenvolveu-se no escopo da melhoria dos serviços públicos, uma das metas estratégicas do Projeto: “É a tecnologia fortalecendo os processos de gestão integrada da Secretaria de Segurança, tendo como benefício direto o aumento da qualidade de vida da população”, pontuou o secretário estadual de Gestão de Metas e Projetos, Fernando Mineiro, coordenador do Governo Cidadão.
 
Sobre o videomonitoramento
 
Os 180 pontos funcionarão de forma integrada, 24 horas por dia, cobrindo sete municípios da região metropolitana da capital: Natal, São José de Mipibu, Parnamirim, Ceará-Mirim, Extremoz, São Gonçalo e Macaíba. Das 180 câmeras, 140 são do modelo PTZ que se movimentam em várias direções ao seu redor, oferecem qualidade de imagem de até 4K, têm alta sensibilidade e zoom potente. 
 
As demais 40 são do tipo LPR – fazem reconhecimento de placas de veículos à distância, inclusive no período noturno. Farão parte de portais - pequenos sistemas compostos por câmera e braço metálico, com a função de acionar a Polícia Militar quando identificar uma placa de carro roubado. 
 
O sistema foi dividido operacionalmente em dez Áreas de Policiamento Eletrônico (APE) que cobrem desde o interior até as praias urbanas da capital. Todas as implantações foram finalizadas pela SESED, restando apenas a ligação de energia elétrica dos 20 portais para que o sistema seja ativado, o que já está sendo tratado com a Cosern. Do total, 120 câmeras PTZ já estão configuradas no CIOSP e outras 20 estão passando por esse em processo para que atinjam o seu pleno funcionamento. 
 
Distribuição dos equipamentos:
 
1. Ceará-Mirim (10 pontos de vigilância): 06 câmeras PTZ e 04 portais 
2. Extremoz (08 pontos de vigilância): 04 Câmeras PTZ e 04 Portais 
3. São Gonçalo do Amarante (06 pontos de vigilância): 02 Câmeras PTZ e 04 Portais 
4. Macaíba (13 pontos de vigilância): 09 Câmeras PTZ e 04 Portais 
5. Parnamirim (15 pontos de vigilância): 13 Câmeras PTZ e 02 Portais 
6. São José de Mipibu (11 pontos de vigilância): 05 Câmeras PTZ e 06 Portais
7. Natal (101 pontos de vigilância):
a) Zona Sul (32 pontos de vigilância) - 24 Câmeras PTZ e 08 Portais 
b) Zona Leste (35 pontos de vigilância) - 32 Câmeras PTZ e 03 Portais 
c) Zona Oeste (22 pontos de vigilância) - 20 Câmeras PTZ e 02 Portais 
d) Zona Norte (28 pontos de vigilância) - 25 Câmeras PTZ e 03 Portais 
 
“Com o apoio da análise criminal do CIOSP, escolhemos todos os pontos de instalação para tirar o proveito máximo desses equipamentos. Com eles, teremos um salto considerável de melhorias na Segurança Pública, especialmente com o uso dos portais, que não existiam antes”, explica o Coordenador de TI da Sesed, Cel. Emiliano Loiola.
 
Funcionalidade na pandemia
 
Com o atual decreto estadual que determina o toque de recolher durante todo o dia de domingo e feriado e das 20h e às 6h nos demais dias, uma funcionalidade será incorporada aos equipamentos:  a de auxiliar os policiais na identificação de atos de descumprimento do decreto, como aglomerações de pessoas.
 
O secretário de Estado da Segurança, Cel. Francisco Araújo, tem acompanhado pessoalmente o uso do videomonitoramento no CIOSP e avalia positivamente o serviço: “"As câmeras de videomonitoramento são ferramentas de fundamental importância para a segurança pública, pois possibilitam uma visão do espaço geográfico urbano e rural, proporcionando uma otimização dos recursos empregados e trazendo um melhor tempo resposta nas ações policiais”, finalizou. 



*Por: ASSECOM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br