08 março 2021

Quase 60% dos potiguares aderem ao isolamento social no primeiro domingo de toque de recolher integral



O Rio Grande do Norte liderou o ranking de estados com o maior número de adesão ao isolamento social do país. Com 55,4%, o domingo (7) foi o primeiro em que o toque de recolher integral, decretado na última sexta-feira (5) pelo Governo do Estado, passou a vigorar.

De acordo com o decreto, o toque de recolher ficou estabelecido das 20h às 6h do dia seguinte (segunda a sábado) e integral nos domingos e feriados, até o próximo dia 17 de março, quando será reavaliado pelo Estado. O toque de recolher tem a finalidade de evitar o trânsito e consequentemente a aglomeração de pessoas nas ruas, uma vez que a taxa de transmissibilidade do coronavírus está alta em todo o Estado, além da medida ajudar na busca pela diminuição de internações em leitos críticos de UTI COVID, que nesta segunda-feira (8) está com 95,3% desses leitos ocupados. Há apenas 14 leitos críticos disponíveis e uma lista de espera com 95 pacientes aguardando por um desses leitos.

A adesão se mostrou positiva, principalmente por decretos contrários às medidas do Governo do Estado, como o da Prefeitura do Natal, que atualmente concentra juntamente com os municípios da região Metropolitana, os casos de COVID no Estado.

Além da adesão popular, boa parcela do setor empresarial, especialmente de bares e restaurantes, aderiram ao decreto estadual, muitos estabelecimentos na capital decidiram pelo fechamento parcial (com atendimento apenas por delivery) ou total. O decreto estadual não ordenou o funcionamento do comércio nos municípios, papel de responsabilidade das prefeituras, apenas o toque de recolher é instrumento obrigatório do Estado.

A taxa de isolamento social alcançada pelo Estado neste domingo, foi a terceira maior desde o começo da pandemia, segundo a empresa de levantamento In Loco. Segundo a empresa, o RN alcançou 57,7% de isolamento em 22 de março de 2020 e de 56,6% em 29 do mesmo mês.


_____

*Quer contribuir com o jornalismo profissional, ético e independente do Blog Rodrigo Klyngerr via PIX? Nossa chave é blogrodrigoklyngerr@gmail.com. Desde já agradecemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br