22 fevereiro 2021

Nasa divulga imagens do pouso do robô Perseverance em Marte, assista ao vídeo

Imagem do momento em que o robô Perseverance toca o solo de Marte. (Foto: NASA)

A Nasa, Agência Espacial dos Estados Unidos, divulgou nesta segunda-feira (22), as primeiras imagens do pouso do robô Perseverance na cratera de Jezero, na superfície de Marte e reconhecido como uma dos locais mais arriscados para o pouso.

"Esta é a primeira vez que somos capazes de gravar um pouso em Marte como esse", disse o diretor do Laboratório de propulsão a jato da Nasa, Michael Watkins.

O vídeo, gravado por Perseverance, detalha toda a manobra delicada realizada pelo robô para o pouso durante os chamados “sete minutos de terror”: nesse intervalo de tempo, o veículo teve de reduzir a velocidade de 20 mil km/h para 0 km/h.

Já na atmosfera marciana, Perseverance abriu o paraquedas que o ajudou a perder velocidade de voo. O veículo está a apenas 11 km do solo. Na sequência, o robô se separa do escudo térmico que foi essencial para protegê-lo de temperaturas da atmosfera marciana de até 2.100°C. Antes das rodas do robô tocar o solo marciano, ele caiu por um breve período de tempo em queda livre.

Perseverance demorou sete meses, depois de a missão ter partido da Terra, para chegar em Marte.

Assista ao vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br