![]() |
Imagem do momento em que o robô Perseverance toca o solo de Marte. (Foto: NASA) |
A Nasa, Agência Espacial dos Estados Unidos, divulgou nesta segunda-feira (22), as primeiras imagens do pouso do robô Perseverance na cratera de Jezero, na superfície de Marte e reconhecido como uma dos locais mais arriscados para o pouso.
"Esta é a primeira vez que somos capazes de gravar um pouso em Marte como esse", disse o diretor do Laboratório de propulsão a jato da Nasa, Michael Watkins.
O vídeo, gravado por Perseverance, detalha toda a manobra delicada realizada pelo robô para o pouso durante os chamados “sete minutos de terror”: nesse intervalo de tempo, o veículo teve de reduzir a velocidade de 20 mil km/h para 0 km/h.
Já na atmosfera marciana, Perseverance abriu o paraquedas que o ajudou a perder velocidade de voo. O veículo está a apenas 11 km do solo. Na sequência, o robô se separa do escudo térmico que foi essencial para protegê-lo de temperaturas da atmosfera marciana de até 2.100°C. Antes das rodas do robô tocar o solo marciano, ele caiu por um breve período de tempo em queda livre.
Perseverance demorou sete meses, depois de a missão ter partido da Terra, para chegar em Marte.
Assista ao vídeo abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário