22 janeiro 2021

Ministério da Saúde recebe os 2 milhões de doses da Covishield, vacina da Oxford/AstraZeneca em parceria com a Fiocruz

Registro do momento em que carga da Covishield é desembarcada no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

Desembarcaram no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, às 17h20, desta sexta-feira (22) a carga que trouxe da Índia, os dois milhões de doses da Covishield, vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, a farmacêutica AstraZeneca e em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Aguardada com expectativa, desde o dia 17, a Covishield foi recebida pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O transporte da Índia para Guarulhos ocorreu em um voo comercial da aérea Emirates e em seguida a carga foi colocada em um avião da Azul, que levará as doses para o Rio de Janeiro, onde está instalada a Fiocruz, que passará a fabricar e envasar o imunizante em solo brasileiro.

A Fiocruz confirmou, que as doses serão entregues para distribuição aos Estados na tarde deste sábado (23), após uma checagem de qualidade, segurança, rotulagem e etiquetagem das doses. A fabricação da Covishield no Brasil depende apenas da chegada dos insumos ao país, principalmente o IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) que é importado da China e devido um impasse diplomático entre os dois países parceiros comerciais, provocados por declarações desastrosas de integrantes do governo Bolsonaro, como o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, o envio dos insumos está parado enquanto há um diálogo para tentar resolver a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br