11 agosto 2020

Joe Biden anuncia a senadora Kamala Harris como sua vice na disputa contra Donald Trump

Kamala Harris é advogada e ex-procuradora do Distrito de San Francisco e da Califórnia, onde se elegeu senadora. Harris é filha de imigrantes, seu pai é jamaicano e sua mãe indiana. (Foto: AP Photo/Sait Serkan Gurbuz)

A senadora Kamala Harris foi a escolhida para ser a vice na chapa de Joe Biden, que disputará a presidência dos Estados Unidos contra Donald Trump, que tenta sua reeleição. A escolha foi anunciada pelo próprio Biden. "Tenho a grande honra de anunciar que escolhi Kamala Harris – uma destemida lutadora pelos direitos das pessas, e uma das melhores servidoras públicas do país – como minha companheira de chapa", escreveu em sua conta no Twitter.


Com 55 anos, Kamala Harris ensaiou disputar as eleições primárias pelo partido Democrata, que acabou escolhendo Biden, mas desistiu em dezembro antes mesmo das votações começarem. A senadora anunciou apoio ao agora companheiro de chapa, em 9 de março, quando ele ainda disputava as primárias.


Filha de imigrantes, seu pai um jamaicano e sua mãe uma indiana, é formada em direito e atuou como procuradora no Distrito de San Francisco e na Califórnia, por onde foi eleita senadora. Harris ganhou notoriedade nos Estados Unidos ao fazer sabatinas duras os indicados por Donald Trump para os cargos de juiz na Suprema Corte e de Secretário de Justiça.


Harris é negra, e durante sua campanha nas primárias encabeçou a luta contra o racismo, chegando inclusive a fazer duras críticas ao agora companheiro de chapa. A senadora voltou a ter notoriedade ao participar dos protestos antirracistas que tomaram as ruas dos Estado Unidos com a morte covarde de George Floyd, morto sufocado por um policial branco.


"Estou honrada de me juntar a ele como candidata do nosso partido para vice-presidente e fazer o que for necessário para torná-lo nosso comandante-chefe", escreveu Kamala Harris ao anunciar que é candidata à vice-presidente na chapa de Joe Biden.


O ex-presidente Barack Obama, de quem Biden foi vice nos dois mandatos (2009-2017), elogiou o nome de Harris como vice de Biden. "Ela está mais do que preparada para o cargo. Ela passou sua carreira defendendo nossa constituição e lutando pelos que precisam de um justo tratamento", disse por meio de nota.


Kamala Harris é a terceira mulher a disputar as eleições majoritárias dos Estados Unidos como vice-presidente, sendo a primeira negra. E caso vençam Donald Trump em novembro, se tornará a primeira vice-presidente mulher e negra dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br