22 julho 2018

Assembleia de Cuba aprova proposta de reforma da Constituição e abre consulta popular entre agosto e novembro

Reforma aprovada neste domingo (22) prevê entre outras coisas o direito à propriedade privada e o casamento gay. (Foto: Divulgação/Juvenal Balán/Granma)
A Assembleia de Cuba aprovou neste domingo (22) um anteprojeto de reforma da Constituição do país, e marcou uma consulta popular sobre a mudança entre os dias 13 de agosto e 15 de novembro.

A decisão foi divulgada pelo site do "Granma", jornal oficial do Partido Comunista de Cuba.

São 224 artigos que podem configurar uma reforma profunda e modernizar a legislação cubana. Um dos principais objetivos é adequar o texto às mudanças econômicas e sociais pelas quais o país passou nos últimos anos.

Entre as principais mudanças estão o reconhecimento à propriedade privada, a eliminação do termo 'comunismo' da Carta Magna e a possibilidade da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A assembleia constituinte, comandada pelo ex-presidente e atual líder do Partido Cumunista, Raúl Castro, começou as discussões em plenário no sábado (21).

Consulta e referendo

Depois de aprovada pelos deputados, a proposta de Constituição passará pela consulta popular, e a versão final será votada em um referendo nacional, previsto para o fim do ano.

O presidente de Cuba, Miguel Díaz Canel, disse ao encerrar a sessão, segundo o Granma: "Nos próximos dias, serão selecionados os companheiros encarregados de acompanhar o processo de consulta popular".

A proposta vai substituir a Constituição escrita em 1976, sob influência soviética e alinhada ao modelo de Estado comunista aplicado no país por Fidel Castro após a Revolução de 1959.

Durante a consulta popular, podem ser acrescentados ou modificados itens da reforma. Veja mais detalhes sobre as principais mudanças propostas até agora.




*Por: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br