04 março 2024

Cineclube Natal renasce com sessões temáticas, curadores convidados e ocupação de espaços culturais

Estreia será no Dia Internacional da Mulher, com sessão de curtas de diretoras potiguares. (Foto: Divulgação)

O Cineclube Natal, entidade cineclubista mais antiga em atividade no estado, reestreia em 2024 com nova marca e uma programação elaborada por curadores convidados. A associação foi a primeira colocada no edital da Lei Paulo Gustavo de fomento a cineclubes no Município e, em uma ação de educação patrimonial, promoverá sete sessões até o final do ano, cada uma em um espaço cultural diferente de Natal. A nova fase começa no dia 8 de março, sexta-feira, com a sessão “Elas por Elas”: uma coletânea de curtas potiguares dirigidos por mulheres, sob a curadoria de Tatiana Lima, no Goodala Burger, a partir das 19h30.

O projeto do Cineclube Natal tem como propósito a renovação da marca da entidade, a oxigenação da programação com novos curadores, o cuidado com a inclusão e a diversidade e a ocupação de espaços culturais localizados em bairros históricos de Natal. Além disso, propõe a novos públicos o acesso gratuito ao cinema, com curadoria e discussão, depois de três anos pandêmicos e quase quinze sem nenhum financiamento.

Além dos veteranos Gianfranco Marchi e Tatiana Lima, e dos novíssimos integrantes do Cineclube Rafael Sousa e Hugo Braga, a associação convidou Rosy Nascimento, Felipe Santelli e Ana Barbieri para fazerem a curadoria de sessões que irão abarcar desde filmes universitários, passando por produções queer, obras sobre a memória e identidade norte-rio grandense, filmes que investigam relações familiares e afetivas de pessoas mais velhas e produções infantojuvenis voltadas para alunos da rede pública.

Nesta primeira mostra, que acontece no Goodala Burger, no Dia Internacional da Mulher, seis cineastas potiguares serão homenageadas: Catarina Doolan, Paula Vanina Cencig, Wigna Ribeiro, Paula Pardillos, Vânia Maria e Marcia Lohss. Serão exibidos os curtas “A Parteira” (dir. Catarina Doolan, 19'); “Se essa rua, se essa rua”, (dir. Paula Vanina Cencig, 3'); “Três Igrejas” (dir. Wigna Ribeiro, 20'); “Lia Ficou Sozinha em Casa” (dir. Paula Pardillos, 9'51") e “Sinais Vermelhos” (dir. Vânia Maria e Marcia Lohss, 20').

“A mostra é uma celebração à potência feminina no nosso estado, lugar onde ainda não se pode viver de cinema, mas que abriga uma cinematografia muitíssimo diversa. Com esse passeio pelo tempo, poderemos contemplar o rigor documental de Catarina, a inventividade de Paula Vanina, a inovação estética de Wigna, a sensibilidade de Paula para a contação de histórias e a maestria de Vânia e Marcia para o retrato de mulheres reais”, destaca a curadora Tatiana Lima, membro do Cineclube Natal desde 2009 e também vice-presidente da Associação de Críticos de Cinema do RN.

Todas as sessões da programação 2024 do Cineclube Natal serão realizadas em espaços culturais de Natal tais como o Instituto Histórico e Geográfico do RN, a Casa da Ribeira e auditórios na Universidade Federal do Rio Grando do Norte, e contam com patrocínio do Governo Federal e do Município de Natal via Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura.

Serviço:

- O quê? Sessão “Elas por Elas”, do Cineclube Natal, com cinco curtas potiguares dirigidos por mulheres;
- Onde? Goodala Burger - Rua Arabaiana, nº 3100 - Ponta Negra – Natal;
- Quando? 8 de março de 2024 (sexta-feira), às 19h30;
- Quanto? Entrada gratuita - Patrocínio do Governo Federal e do Município de Natal via Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura.




*Por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br