O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi indiciado pela Justiça Federal do país após roubar documentos confidenciais e ultrassecretos do governo americano, após deixar a Casa Branca derrotado nas urnas pelo atual presidente Joe Biden.
Com o indiciamento, Trump vai se apresentar à Justiça de Miami. O ex-presidente afirmou que se apresentará na próxima terça-feira (13). Essa a primeira vez que um ex-presidente enfrenta acusações na Justiça Federal do país.
Trump já foi condenado em ações em tribunais locais como o de Manhattan, o ex-presidente foi condenado por pagamentos clandestinos à estrela de cinema adulto Stormy Daniels feitos durante sua campanha de 2016.
O ex-presidente foi informado de que enfrenta sete acusações no caso dos documentos confidenciais, as acusações serão tornadas públicas quando o ex-presidente se apresentar à Justiça. “A administração corrupta de Biden informou a meus advogados que fui indiciado, aparentemente por causa do embuste das caixas”, escreveu Trump em sua rede social.
Após acusar o governo Biden, Trump afirmou ser um homem honesto. Segundo as investigações, Trump violou a lei ao pegar documentos confidenciais de segurança nacional quando se mudou da Casa Branca em janeiro de 2020, além de obstruir os esforços do governo para recuperá-los.
O FBI chegou a cumprir um mandado de busca em agosto na residência de Trump em Mar-a-Lago, no local foram encontrados mais de 100 documentos classificados como ultrassecretos. Antes do cumprimento do mandado de busca, autoridades federais americanas haviam negociando com Trump por mais de um ano a devolução voluntária dos documentos encontrados em Mar-a-Lago.
Apesar de todo desastre de seu governo e de sua atuação na tentativa de golpe em 6 de janeiro de 2021, Donald Trump está disputando a vaga do partido Republicano para disputar novamente a presidência dos EUA em 2024, mesmo com as condenações já executadas e por outros processos que responde na Justiça, o ex-presidente poderá concorrer e em caso de vitória assumir o governo sem problema algum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário