Pessimistas do mercado financeiro erram projeções e rumos econômicos do governo Lula mostra estabilidade na inflação e pressiona Banco Central a baixar juros. |
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira (7), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A inflação oficial brasileira ficou em 0,23% em maio, bem abaixo das expectativas dos pessimistas de plantão, que apostavam numa alta de 0,33%.
Com o ótimo resultado, a inflação acumulada nos últimos 12 meses no país ficou em 3,94% abaixo dos 4,05% projetados pelo mercado financeiro. O resultado representa uma forte desaceleração de 0,38 ponto percentual em relação a abril.
O grupo da Saúde puxou os números de maio, principalmente devido aos aumentos nas mensalidades dos planos de saúde, que representaram uma alta de 1,20% no mês. Os grupos de Transportes e Artigos de Residência apresentaram queda nos preços, além de uma desaceleração em alimentação que conseguiram segurar a alta da inflação.
Veja abaixo a inflação dividida por grupos:
- Alimentação e bebidas: 0,16%
- Habitação: 0,67%
- Artigos de residência: -0,23%
- Vestuário: +0,47%
- Transportes: -0,57%
- Saúde e cuidados pessoais: +0,93%
- Despesas pessoais: +0,64%
- Educação: +0,05%
- Comunicação: +0,21%
Nenhum comentário:
Postar um comentário