13 março 2023

Procon Natal promove ações de fiscalização alusivas ao Dia do Consumidor

Ação do Procon Natal em alusão ao Dia do Consumidor ocorrerá de 13 a 17 de março, com fiscalizações no comércio de rua do Centro da Cidade, Alecrim e shoppings da capital. (Foto: Alessandro Marques | Procon Natal)

O dia do consumidor é celebrado no Brasil no dia 15 de março. Para marcar a passagem da data, na próxima quarta-feira (15), o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) vai realizar ações de fiscalização nos estabelecimentos comerciais do Centro da Cidade e do Alecrim. Ao longo da semana, de 13 a 17, as equipes do órgão também irão fiscalizar as lojas dos principais shoppings da cidade: Midway Mall, Norte Shopping e Natal Shopping.

O principal objetivo do Procon Natal com a realização da ação é defender o consumidor que a parte hipossuficiente na relação de consumo : “Nesse período, para atrair clientes e aumentar as vendas, os estabelecimentos costumam realizar promoções. Vamos verificar se tudo o que for ofertado está seguindo as normas, bem como iremos observar se os estabelecimentos estão seguindo à risca o que preconiza o Código de Defesa do Consumidor. Teremos uma semana de fiscalização intensa”, destacou o diretor técnico do Procon Natal, Diogo Capuxú.

Ele alerta que é importante os consumidores ficarem atentos a golpes, ao compartilhamento de dados financeiros e informações pessoais, sobretudo no comércio online. Para evitar problemas, Diogo Capuxú recomenda que os interessados pesquisem antes de finalizar a compra para saber se a empresa possui um histórico positivo, se há ou não reclamações e processos judiciais: “É preciso ficar atento a todos esses detalhes para evitar aquela dor de cabeça”, pontuou.

Por fim, o Procon Natal, alerta que o consumidor deve desconfiar de produtos com o valor muito abaixo do mercado, uma vez que é grande a possibilidade dessa promoção ser um golpe. Outra ferramenta à disposição do consumidor é a plataforma consumidor.gov, ou seja, um serviço público onde permite interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. 

O consumidor registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram. E por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa. O serviço pode ser acessado via internet ou pelo aplicativo móvel. Para uma reclamação formal o consumidor deve procurar os canais de atendimentos do Procon Natal diretamente na sua sede, rua Ulisses Caldas nº 181 – Cidade Alta, ou pelos canais de atendimento como: WhatsApp (84) 98870-3865 ou no endereço eletrônico proconnatal@natal.gov.br.




*Por: Secom

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