Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara dos Deputados com recorde de votos, eleição aconteceu nesta quarta-feira (1º). (Foto: Pablo Valadares | Câmara dos Deputados) |
Assim como no Senado, os deputados federais votaram para a escolha do presidente da Câmara dos Deputados após tomarem posse nesta quarta-feira (1º). Concorriam ao cargo o atual presidente Arthur Lira (PP-AL), Chico Alencar (PSOL-RJ) e o extremista Marcel Van Hattem (Novo-RS).
Com 464 votos, um recorde, Arthur Lira foi reeleito para o biênio 2023-2025. Lira que foi apoiador de todas as horas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), contou com apoio do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o apoio da base de sustentação do governo, além do Centrão e dos partidos ligados ao bolsonarista extremista e terrorista.
Chico Alencar obteve 21 votos, enquanto Van Hattem ficou com 19 votos, cinco deputados votaram em branco. De um total de 513 deputados, 509 votaram.
Natural de Maceió (AL), Lira tem 53 anos, é empresário, advogado e agropecuarista. Formado em direito pela Universidade Federal de Alagoas, se elegeu pela primeira vez deputado federal em 2011, e inicia seu quarto mandato parlamentar.
Lira já teve passagens pelo PFL (hoje União Brasil), PSDB e PTB. Na Câmara, já atuou como líder do PP e comandou duas das principais comissões da Casa, a de Constituição e Justiça (CCJ) e de Orçamento. Em 2021, Lira foi eleito presidente da Câmara dos Deputados com 302 votos, em primeiro turno, derrotando o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) candidato apoiado pelo então presidente da Casa, o ex-deputado Rodrigo Maia.
Arthur Lira tem cinco filhos e é filho do ex-senador e atual prefeito de Barra de São Miguel (AL), Benedito de Lira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário