O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou mais um nome que integrará sua equipe, dessa vez o nome é para a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O nome escolhido já havia sido ventilado e agora foi confirmado pelo presidente eleito, se trata do ex-ministro da Educação e da Casa Civil Aloizio Mercadante. O anúncio ocorreu nesta terça-feira (13) durante evento que marcou o fim dos trabalhos da equipe de transição governamental, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.
"Juntos, vamos trazer o desenvolvimento, a inovação tecnológica e a industrialização de volta ao Brasil," escreveu o presidente eleito em sua página oficial no Instagram, ao postar foto com Mercadante, que foi responsável por elaborar o plano de governo petista, além de coordenar os mais de 30 grupos técnicos de trabalho na transição.
Para manter Mercadante na presidência do BNDES, que é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Economia, Lula terá que modificar a Lei das Estatais criada no governo Michel Temer, para estabelecer parâmetros rígidos de governança nas empresas públicas, blindando de interferências políticas, o que provocou reação do frágil mercado brasileiro, fazendo a bolsa fechar em queda.
Nascido em Santos/SP, Aloizio Mercadante tem 68 anos de idade, é formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela Universidade de Campinas (Unicamp), foi do movimento estudantil na década de 1970, e participou do grupo de fundadores do PT, em 1980, chegando a atuar como vice-presidente nacional e secretário de Relações Internacionais da sigla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário