19 dezembro 2022

Gilmar Mendes atende pedido da Rede Sustentabilidade e determina que 'Bolsa Família' fique fora do teto de gastos

Apesar da decisão do ministro Gilmar Mendes, futuro governo Lula mantém negociações para PEC da Transição ser aprovada na Câmara dos Deputados. (Foto: Divulgação)

Atendendo pedido da Rede Sustentabilidade, partido da deputada federal eleita Marina Silva, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, determinou que o 'Bolsa Família', programa de distribuição de renda para famílias em situação de extrema pobreza e que será retomado pelo governo eleito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve ficar de fora da regra fiscal do teto de gastos.

Com a decisão, Gilmar Mendes retira a moeda de chantagem do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) sobre a PEC da Transição, que buscava retirar o 'Bolsa Família' do teto de gastos e com isso garantir recursos extras para o orçamento do próximo ano com a manutenção de outros programas esvaziados pelo presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL).

O pedido da Rede Sustentabilidade, se assemelha a uma outra ação já apresentada pela Defensoria Pública da União, que também busca retirar do teto de gastos ações que garantem uma renda mínima à famílias em extrema pobreza.

Apesar da decisão, o futuro governo que tomará posse em 1º de janeiro, segue com as negociações na Câmara para que a PEC da Transição possa ser aprovada. Nos bastidores do novo governo, a decisão tira a pressão que o presidente eleito Lula estava sofrendo, principalmente de Arthur Lira que forçava indicações no primeiro escalão do novo governo para aprovar a PEC como veio do Senado.

A Rede Sustentabilidade deve entrar com um recurso (embargos de declaração) a fim de esclarecer alguns pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br