Dezenas de empresas estão interessadas em iniciar atividades no PAX em Macaíba. (Foto: João Vital) |
A Coordenação da Missão do Banco Mundial no RN vistoriou nesta quarta-feira (9) os investimentos realizados no Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo - PAX/RN, em Macaíba, que será um polo fomentador de tecnologia e inovação em diversas áreas econômicas do estado, reunindo centros de pesquisa e capacitação, auditórios, laboratórios multiuso, incubadoras tecnológicas e observatórios.
As equipes técnicas do Banco Mundial e do Projeto Governo Cidadão percorreram as instalações do prédio principal que abrigará o Parque, localizado no polo científico internacionalmente reconhecido formado pelo Instituto Santos Dumont (ISD), aonde se dirigiram depois, para uma reunião. Na ocasião, a presidente do Conselho Administrativo do PAX, Ângela Paiva, destacou a relevância dos investimentos para a viabilidade do polo e adiantou que “já há um edital com minuta elaborada pelas entidades parceiras, a ser validado em 17 de novembro próximo, o que vai possibilitar, de fato, a vinda das empresas para o PAX”, lembrando que “inovação é fator portador de futuro e essencial para o desenvolvimento sustentável do Estado”.
O diretor-presidente do PAX/RN, Olavo Bueno, adiantou que “já há cartas de intenções com manifestações de interesses de cerca de 20 empresas públicas e privadas de todo o país para instalação no PAX”.
“Vejo perspectivas muito boas para este Parque”, avaliou a gerente de operações do Banco Mundial, Sophie Naudeau. Leonardo Bichara, co-gerente do Projeto pelo Banco Mundial, elogiou as “boas práticas de integração lideradas por parte das esferas Federal e Estadual na consolidação do empreendimento”. O secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coêlho, coordenador do Projeto Governo Cidadão, convidou os representantes do Banco para voltarem ao RN quando as operações do Parque tiverem iniciado. “Queremos que a inovação e o empreendedorismo sejam mais acessíveis e que sejam fatores de transformação social”, disse o gestor.
É por meio do Governo Cidadão que o Poder Executivo Estadual está investindo R$ 12,3 milhões no PAX, com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), junto ao empréstimo estatal com o Banco Mundial. As obras estão sendo fiscalizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (SIN) e deverão estar prontas até o fim deste ano.
A parceria para viabilizar o Parque envolve o Governo do Estado, por meio do Projeto Governo Cidadão, SEDEC, Universidade Estadual do RN (UERN) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapern), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), Instituto Santos Dumont (ISD), Sebrae, Sesi-RN, Instituto Federal do RN (IFRN), Centro de Tecnologias do Gás e Energia Renováveis (CTGAS-ER), Federação das Indústrias do RN (FIERN), Fecomércio, Senai. As Prefeituras de Natal, Macaíba, São Gonçalo e Parnamirim também estão envolvidas.
Participaram da agenda o diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas, os especialistas a gerente executiva do Governo Cidadão, Ana Guedes, e os especialistas Anna Roumani e João Guilherme Queiroz.
*Por: Governo Cidadão/ASSECOM-RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário