20 junho 2022

Colombianos elegem o economista Gustavo Petro como presidente, primeiro presidente de esquerda foi eleito com 50,49% dos votos

Gustavo Petro é o primeiro candidato da esquerda a se eleger presidente na Colômbia, a vice-presidente eleita Francia Márquez é a primeira mulher negra a ocupar o cargo na história do país. (Foto: Reprodução/Twitter)

A Colômbia elegeu neste domingo (19), o economista Gustavo Petro como presidente. O esquerdista, primeiro a chegar ao cargo máximo do país, obteve 50,49% dos votos e derrotou o candidato da extrema-direita Rodolfo Hernández no segundo turno.

Petro, que foi ex-prefeito de Bogotá e senador líder da oposição, vai suceder Iván Duque. O novo presidente encontrará uma Colômbia mergulhada na pobreza, alta taxa de desemprego, fome e desigualdade social, heranças dos governos de direita que destruíram o país.

Gustavo Petro, de 62 anos, chegou à Presidência com a promessa de realizar reformas econômicas e sociais para combater a pobreza, a desigualdade e a exclusão. Após a confirmação de sua vitória, o candidato derrotado reconheceu a vitória de Gustavo Petro e pediu para o vencedor combater a corrupção no país, bandeira defendida por ambos durante as eleições.

A ativista em defesa dos direitos humanos e do meio ambiente, a advogada Francia Márquez, foi eleita vice-presidente na chapa de Petro. Com 40 anos, Francia é a primeira mulher negra a ocupar o cargo. Líder de um movimento popular contra a exploração mineral na região, luta que concedeu a ela o reconhecimento com o prêmio Goldman (considerado o "Nobel do Meio Ambiente") em 2018, Francia Márquez é nascida no distrito de La Toma, no oeste do país e é mãe solo de dois filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br