25 fevereiro 2022

Rússia ameaça Suécia e Finlândia, caso países se tornem membros da Otan

Em setembro de 2021, soldados da Suécia realizaram exercício militar. Ministro sueco da Defesa, não descarta ataque russo e garante que país escandinavo irá responder à altura. (Foto: Johan NILSSON/TT News Agency/AFP)

O descontrole da Rússia segue e os alvos da vez são Suécia e Finlândia, que foram ameaçados pelo governo de Vladimir Putin. Segundo a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, que os dois países poderão sofrer consequências "militares e políticas" caso adiram à aliança militar da Otan.

Suécia e Finlândia condenaram a invasão russa contra a Ucrânia, o que aumentou a tensão com Moscou. A ameaça russa provocou uma verdadeira onda de temor nos países, que já se preparam para um possível ataque militar russo, a Suécia enviou folhetos a 4,7 milhões de famílias explicando como se preparar melhor em caso de guerra.

A reedição de tais instruções pelo governo sueco foi a primeira desde a década de 80, quando versões originais do mesmo folheto foram distribuídas na Segunda Guerra Mundial, permanecendo até grande parte da Guerra Fria.

Na Finlândia, o governo também se prepara para um ataque russo, o país que ainda não faz parte da Otan, assim como a Suécia, espera contar com a proteção dos futuros aliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br