Embaixada brasileira não garante novas viagens e orienta brasileiros a permanecerem em suas casas até novas orientações de retirada. (Foto: Reprodução/Embaixada Brasileira em Kiev) |
Os primeiros brasileiros residentes em Kiev, capital da Ucrânia, começaram a ser retirados da região através de um trem disponibilizado pela Embaixada brasileira. A Embaixada, porém, não garantiu o embarque de todos nem serviços no trajeto até a cidade de Chernivtsi, no oeste do país, aproximadamente 535 km da capital ucraniana.
O embarque aconteceu por volta das 22h do horário local (17h do horário de Brasília), dessa sexta-feira (25). Segundo comunicado da Embaixada, os brasileiros não terão custos com as passagens e serão deixados com segurança nas proximidades das fronteiras com a Romênia e a Moldávia. A representação brasileira em Bucareste, capital da Romênia, negociará transporte para levar os cidadãos até a Romênia.
A Embaixada não assegurou que todos os brasileiros interessados em deixar a Ucrânia serão atendidos, assim como não assegurou que novas viagens sejam realizadas. Há aproximadamente 500 brasileiros residindo na Ucrânia atualmente.
Os cidadãos que embarcaram no trem precisam enviar nome completo e número de passaporte em uma mensagem para o plantão consular, segundo informações divulgadas pela Embaixada. Mulheres, crianças e idosos foram priorizados nessa primeira retirada. A Embaixada orientou ainda, que os cidadãos brasileiros que não conseguiram embarcar permaneçam em suas casas e aguardem novas orientações, além da orientação da manutenção de contato diário com a representação diplomática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário