Serão realizadas 300 cirurgias ortopédicas, sendo 150 no Walfredo Gurgel em Natal e outras 150 no Deoclécio Marques em Parnamirim. (Foto: ASSECOM-RN) |
A partir desta semana o serviço de cirurgias ortopédicas na rede pública de saúde ganha um importante incremento. Com o credenciamento de prestadores feito pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), cerca de 300 pessoas passam a ser atendidas por mês apenas em duas unidades hospitalares por meio do Programa Mais Cirurgias, Mais Saúde. O programa é totalmente custeado pelo Governo do Estado.
As cirurgias serão realizadas nos hospitais Walfredo Gurgel, em Natal, e Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim. “Nestes dois hospitais, estão pactuadas 150 cirurgias por mês, cada um. Após a implementação aqui na Região Metropolitana, avançamos para o Oeste no Hospital Tarcísio Maia e em seguida para Assu”, explicou Micaela Dantas, coordenadora do Núcleo Estadual de Ortopedia (NEO).
A rede pública de saúde do Rio Grande do Norte vem passando por uma série de avanços na área da ortopedia, com a criação de fluxos, protocolos, processos de trabalhos internos dos hospitais que dispõem de serviço de ortopedia e a criação de uma Junta Estadual Ortopédica, funcionando hoje no Hospital Central Coronel Pedro Germano.
Com a pandemia, alguns procedimentos eletivos foram suspensos, mas as cirurgias eletivas vasculares e ortopédicas, através do decreto estadual, não foram interrompidas já que a não realização causaria um impacto social e físico nestes pacientes. Em 07 de julho deste ano, a Sesap publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) a retomada das cirurgias eletivas, após melhora no cenário epidemiológico da Covid-19 no RN.
*Por: ASSECOM-RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário