08 junho 2021

Brasil receberá 3 milhões de doses da vacina Janssen e terá que fazer mutirão para aplicar o imunizante que vencerá no dia 27 de junho

Vacina Janssen só necessita de apenas uma aplicação, primeiras doses que vão chegar ao Brasil nos próximos dias ficarão restritas às capitais para aplicação até o dia 27 de junho, quando vence o prazo de validade do imunizante. (Foto: Getty Images)

O Governo Federal contratou 38 milhões doses da vacina Janssen, da Johnson & Johnson, e receberá antecipadamente 3 milhões de doses do imunizante que necessita apenas de uma aplicação para imunizar contra a COVID-19 na próxima semana. As outras remessas tem previsão de chegar ao país entre o 3º e 4º trimestre do ano.

Porém, as vacinas vão vencer no próximo dia 27 de junho, o que forçará uma verdadeira força tarefa para aplicar as doses na população. Segundo informações já divulgadas, o imunizante ficará restrito às capitais e terá que ser aplicado no máximo em 14 dias.

A chegada do imunizante bem como a validade do lote em 27 de junho, foi confirmada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante a sua participação na CPI da COVID no Senado, nesta terça-feira (8). "Isso foi pactuado com o PNI. Entendemos que temos que fazer uma estratégia para aplicar essas 3 milhões de doses em um prazo muito rápido e não correr o risco de vencer vacinas", disse o ministro à CPI.

Com aplicação em dose única, a vacina Janssen não oferece desafios de logística, podendo ser armazenada em temperaturas entre 2ºC e 8ºC por até três meses. O Brasil pagou US$ 10 dólares por cada dose, o imunizante não possui parcerias para a sua fabricação no país, como acontece com as vacinas da CoronaVac (vacina da farmacêutica chinesa Sinovac e fabricada pelo Instituto Butantan) e Oxford/AstraZeneca (fabricada no país pela Fiocruz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br