29 abril 2021

RN recebe 76.850 doses de vacinas contra COVID-19, sendo 75.250 (Oxford/AstraZeneca) e apenas 1.600 (CoronaVac)

As doses serão enviadas aos 167 municípios do Estado a partir das 7h da manhã desta sexta-feira (30). (Foto: ASSECOM-RN)

Desembarcou no Aeroporto Aloísio Alves, em São Gonçalo do Amarante, no final da tarde desta quinta-feira (29) mais um voo com remessa de vacinas para o Rio Grande do Norte. Foram enviadas pelo Ministério da Saúde mais 76.850 doses, sendo 75.250 do imunizante da Oxford/AstraZeneca e apenas 1.600 doses da CoronaVac (Instituto Butantan).

As doses foram encaminhadas à Unicat (Unidade Central de Agentes Terapêuticos), em Natal, de onde serão distribuídas a partir das 7 horas da manhã desta sexta-feira (30) para os 167 municípios do Estado. O Ministério da Saúde orienta que as doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca sejam utilizadas para a continuidade da vacinação das pessoas de 60 a 64 anos e do grupo de forças de segurança e salvamento e forças armadas.

Sobre as 1.600 doses da CoronaVac, a orientação é para que as doses sejam disponibilizadas para aplicação das primeiras doses do grupo de pessoas de 60 a 64 anos, porém, devido a escassez do imunizante no Estado a aplicação da segunda dose está suspensa em Natal, Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, o que tem provocado atrasos na aplicação do reforço, com isso, o Governo do Estado solicitou ao Ministério da Saúde para utilizar esse quantitativo para adiantar a segunda dose nas pessoas com mais de 28 dias da primeira aplicação. A Sesap (Secretaria Estadual da Saúde Pública) decidiu acrescentar outras 400 doses da CoronaVac que ainda restavam da reserva técnica para totalizar 2 mil doses do imunizante, a pasta aguarda uma resposta da solicitação.

Segundo o RN Mais Vacina, cerca de 66 mil pessoas estão com a segunda dose da CoronaVac em atraso. Ontem (28), a governadora Fátima Bezerra (PT) solicitou ao secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, que as próximas doses da CoronaVac que estão previstas para chegar ao Estado na próxima semana, sejam utilizadas exclusivamente para a aplicação da segunda dose, além do envio das doses suficientes para atender todas as pessoas que estão com as doses atrasadas e para vencer o prazo de 28 dias para receber a segunda dose.

Com a chegada da nova remessa de vacinas, o RN já recebeu 972.340 doses de vacinas contra a COVID-19. Mais de 700 mil doses já foram aplicadas nos 167 municípios do Estado até a manhã de hoje, segundo informações do RN Mais Vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br