19 abril 2021

Natal volta a ficar sem doses da CoronaVac para aplicação da segunda dose e vacinação volta a ser suspensa

Natal recebeu 10.560 doses do imunizante do Butantan na última sexta-feira (16), mas o quantitativo não foi suficiente para atender a demanda. (Foto: Divulgação/Instituto Butantan)

A vacinação de idosos a partir dos 63 anos com o imunizante CoronaVac, do Instituto Butantan, voltou a ser suspensa em Natal após três dias da chegada da última remessa feita pelo Ministério da Saúde e que chegou ao Estado na última sexta-feira (16).

As últimas 920 doses do imunizante foram distribuídas aos pontos de vacinação nesta segunda e acabaram logo após o início da vacinação, o que gerou enorme frustração e muita reclamação de idosos que se aglomeraram em filas gigantescas, principalmente no Shopping Via Direta (Zona Sul) e Ginásio Nélio Dias (Zona Norte).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a falta do imunizante a vacinação está suspensa na capital potiguar, mas apenas para o público que necessita da segunda dose da CoronaVac. O município disponibiliza apenas doses do imunizante Oxford/AstraZeneca, fabricado no país pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), esse para a aplicação da primeira e segunda dose.

Em nota, a SMS afirma que o município recebeu 10.560 doses da CoronaVac e que foram totalmente utilizadas para a aplicação da segunda dose, após o município ter ficado sem o imunizante no dia 12, forçando a paralisação da vacinação e atrasando a aplicação da segunda dose nos idosos que já haviam tomado a primeira, passando do tempo estipulado pelo fabricante do imunizante, o que pode gerar uma falha na imunização contra a COVID-19.

A segunda dose da CoronaVac deve ser aplicada no intervalo entre o 14º e o 28º dia após a primeira aplicação, segundo recomendação do Butantan. De acordo com a nota da SMS, cerca de 9 mil doses foram aplicadas durante o final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br