03 março 2021

Governadora participou da abertura do 18º Fórum Ordinário da Undime/RN



A governadora, professora Fátima Bezerra, participou, na terça-feira (2), da abertura do 18º Fórum Ordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Rio Grande do Norte (RN). O evento foi realizado de forma virtual, respeitando as normas de segurança e distanciamento social, devido a pandemia da Covid-19.

Nesta edição, o Fórum discutirá questões de cunho administrativo da Educação Básica, a regulamentação e gerenciamento do novo Fundeb, a educação empreendedora em tempos de crise e o Plano de Ações Articuladas nos municípios potiguares: desafios e perspectivas, além do papel do Ministério Público (MP) no retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia.

“O Fórum Ordinário da Undime se dá neste momento em que necessitamos de muita reflexão, portanto, é muito importante que cada vez mais, tratemos do planejamento das ações, porque, mais do que nunca, é necessário nos reinventarmos”, afirmou a governadora.

A chefe do executivo fazia menção ao delicado momento que atravessa todo o Rio Grande do Norte devido ao aumento dos casos de contaminação da população potiguar pelo coronavírus. “Este Fórum hoje poderia estar acontecendo de uma forma presencial. Mas a pandemia, outra vez, não nos permitiu”.

A Undime integra o Comitê da Educação - colegiado vinculado à Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec) e é uma importante parceira do governo em áreas como transporte escolar, busca ativa, merenda e e currículo escolar. A União ainda presta importantes colaborações nas tomadas de decisões do Governo do Estado diante do cenário de pandemia.

O presidente da Undime/RN, Alexandre Soares, disse que o evento ainda tem como objetivo “colocar um pouco de luz sobre grandes problemas que estamos vivendo e tentando resolvê-los”. Alexandre destacou que os educadores estiveram ainda mais juntos durante todo o ano passado, desde o início da pandemia. “Estamos unidos nas dificuldades porque juntos somos mais fortes”, afirmou.  

A secretaria adjunta do Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, Márcia Gurgel (representando o titular da pasta, Getúlio Marques), agradeceu a “oportunidade de estar participando deste encontro neste momento de renovação de pessoas que estão se integrando ao movimento em defesa da educação”.

O presidente da Undime Nacional, Luiz Miguel Martins, classificou o papel da governadora como “fundamental para a educação do RN e de todo o país”. Luiz ainda citou o forte desempenho de Fátima para a aprovação do Fundeb (quando deputada federal) e todo o trabalho após a efetivação para um financiamento mais justo e participação maior do governo federal.

PEC 186

Ainda durante a abertura do Fórum, Martins também chamou a atenção para à a PEC 186 que desvincula recursos financeiros das áreas da educação e da saúde e o risco que o pedido de emenda traz para a educação brasileira. “Não há nenhum exagero em dizer que é a maior agressão que a educação pública está sofrendo, desde a constituição de 1988 (quando esse direito foi garantido)”.    

Fátima também abordou o tema e disse que “isso não pode prosperar. Isso seria um crime de Lesa Pátria porque significaria negar o direto à educação a mais de 40 milhões de crianças, jovens e adultos”, finalizou.

Participaram da abertura: o diretor da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Fábio Dantas (representando o presidente da Federação, Anteomar Pereira) e a presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação do RN, Cirleide Dias.  



*Por: ASSECOM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br