20 março 2021

Falta de oxigênio obriga a transferência de 6 pacientes do Hospital de Ceará-Mirim para Natal

O consumo de oxigênio no Hospital de Ceará-Mirim saltou de 8 cilindros em 24 horas para 36 cilindros em 12 horas, como registrado nesta sexta-feira (19). (Foto: SESAP/ASSECOM-RN)

O colapso na saúde provocado pelo avanço desenfreado da COVID-19 começa a refletir de maneira mais clara no Rio Grande do Norte. Durante a madrugada deste sábado (20), seis pacientes internados no Hospital de Ceará-Mirim, na Grande Natal, tiveram que ser transferidos com urgência para Natal devido a falta de oxigênio.

No município, o consumo de oxigênio em condições normais é de oito cilindros por dia, mas nesta sexta-feira (19) foram utilizados 36 cilindros em apenas 12 horas, segundo informações obtidas pelo blog junto ao munícipio.

A falta de abastecimento de cilindros de oxigênio afeta cerca de 60 municípios do Estado, segundo Cosems-RN (Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte), desse total, 46 municípios encontraram entraves junto à fornecedores para o abastecimento de oxigênio nas unidades de saúde dos municípios.

A situação acendeu o sinal de alerta no Governo do Estado, que através da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap-RN) procurou o Ministério da Saúde solicitando o auxílio no abastecimento aos municípios, que sofrem risco iminente de ficarem sem o insumo primordial no atendimento de pacientes COVID, que podem sofrer um agravamento em seu quadro clínico, podendo levar o paciente à óbito.

O abastecimento de oxigênio na rede estadual, que conta com 16 hospitais, está garantido pela empresa White Martins, que mantém um planejamento no abastecimento desde o início da pandemia em 2020, além do investimento do Estado na melhoria de sua rede de gases, segundo informou a Sesap.


_____


*Quer contribuir com o jornalismo profissional, ético e independente do Blog Rodrigo Klyngerr via PIX? Nossa chave é blogrodrigoklyngerr@gmail.com. Desde já agradecemos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br