18 janeiro 2021

Prefeitura do Natal vai priorizar profissionais da saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento ao coronavírus na vacinação com a CoronaVac


Após reunião entre o secretário de Saúde de Natal, George Antunes, gerentes dos cinco distritos de saúde e do setor de epidemiologia da vigilância em saúde da atenção básica, ficou definido que neste primeiro momento a Prefeitura do Natal vai priorizar vacinar contra a COVID-19, os profissionais de saúde que estão na linha de frente no enfrentamento da doença.

A decisão ocorreu após a frustração no número de doses da CoronaVac enviadas ao Rio Grande do Norte. Com 82.440 doses, Natal ficará com apenas 12 mil doses, o que só vai atender à 6 mil pessoas neste momento inicial, uma vez que será necessário aplicar duas doses em um intervalo de 14 dias.

Na primeira fase da vacinação, o grupo prioritário que pode ser imunizado conta com 75 mil pessoas, ou seja, a capital potiguar precisaria de 150 mil doses para atender 100% do público alvo nessa primeira fase. Mesmo priorizando os profissionais da saúde, nem todos serão vacinados, já que só em Natal são cerca de 35 mil profissionais que atuam na área, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Com isso, o secretário decidiu por utilizar apenas o sistema de drive-thru em quatro pontos da cidade, e de suspender a vacinação nos 70 pontos fixos que foram definidos no plano municipal de vacinação elaborado pela pasta. Para receber a dose, os profissionais da saúde que atuam na linha de frente terão que apresentar uma declaração de vínculo do hospital onde trabalha, além da sua escala de trabalho.

A vacinação ocorrerá nos drive-thru instalados no Arena das Dunas, Palácio dos Esportes, Ginásio Nélio Dias e no Natal Shopping. Apenas médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e dentistas que atuam no enfrentamento do coronavírus. A Prefeitura ainda não revelou quando dará início à vacinação, o município aguarda a chegada das doses em solo potiguar, o que deve ocorrer por volta das 22h55 dessa segunda-feira (18), segundo nova previsão do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br