Joe Biden e Kamala Harris tomam posse como presidente e vice-presidente dos EUA. (Foto: Campanha Biden/Harris) |
Em dia histórico, os Estados Unidos da América empossam hoje (20) o seu 46º presidente e vice-presidente, Joe Biden e Kamala Harris. A cerimônia de posse contará com grande esquema de segurança e um número seleto e restrito de convidados, devido a pandemia de coronavírus, que atualmente tem matado cerca de 4 mil norte-americanos por dia.
A cerimônia está prevista para acontecer às 13h30 no horário de Washington D.C (15h30 no horário de Brasília) e acontecerá no Capitólio, mesmo local em que no dia 6 de janeiro foi palco de atentado à maior democracia do mundo, quando apoiadores extremistas apoiados pelo ex-presidente Donald Trump, invadiram o local durante sessão em que deputados e senadores confirmaram a vitória de Biden/Harris.
Foram erguidas 200 mil bandeiras dos EUA, que cobrem o Passeio Nacional na frente do Capitólio, representando as pessoas que não podem viajar para acompanhar a posse, além de algumas representarem estados e territórios norte-americanos. Além disso, 56 pilares de luz, foram instalados entre o National Mall até a 13th Street.
Um dos momentos mais esperados, é a apresentação da cantora e apoiadora de Biden, Lady Gaga, ela será responsável por cantar o hino nacional dos EUA. Após fazerem o tradicional juramento e discursar pela primeira vez como presidente empossado, Biden seguirá com sua vice, Kamala Harris e por chefes militares até o lado oposto do Capitólio, onde acontecerá o novo mandatário passará as tropas em revista, rito tradicional e que reflete a passagem pacífica de poder ao novo comandante-chefe da Nação, cargo ocupado por Biden.
Seguindo o ritual da posse, já no começo da tarde, Biden e Harris seguirão à Arlington, cemitério militar onde farão a entrega de uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido, neste momento eles serão acompanhados dos ex-presidentes Barack Obama, Bill Clinton e George W. Bush.
O ponto final da posse, se dará com a chegada de Biden e a primeira-dama, Jill Biden, à Casa Branca. O casal chegará à residência oficial acompanhados de representantes de ramos das Forças Armadas dos EUA. Biden iniciará seu mandato oficialmente ao entrar na Casa Branca e assinar diversos decretos que foram preparados por sua equipe para este primeiro momento.
Como não será possível a presença do público, toda a posse será transmitida pelas redes de televisão dos EUA e do mundo, além do especial "Celebrando América", que contará além das presenças de Biden e Harris, de diversos astros e estrelas da música como Jennifer Lopez, Jon Bon Jovi, Demi Lovato, Justin Timberlake e Bruce Springsteen. O especial terá uma duração de 90 minutos e será apresentado pelo ator Tom Hanks.
Nenhum comentário:
Postar um comentário