08 janeiro 2021

Inclusão de profissionais da educação nas fases iniciais da vacinação contra Covid-19 é solicitado pela governadora Fátima Bezerra ao presidente Bolsonaro

Apesar de constar nos grupos prioritários do Plano Nacional de Vacinação, não há em qual das fases os profissionais da educação seriam vacinados. (Foto: Demis Roussus/Governo do RN)

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), solicitou através de ofício ao presidente Jair Bolsonaro, que os profissionais da educação sejam incluídos nas fases iniciais do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19.

Fátima afirma no documento, que a importância dos profissionais da educação deve ser levada em consideração, inclusive para as retomadas do desenvolvimento socioeconômico, cultural e científico do país.

Apesar dos profissionais da educação constarem nos grupos prioritários do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19, não há uma definição em qual das três fases definidas os profissionais serem imunizados.

A governadora destacou ainda, que a pandemia aprofundou a enorme desigualdade de acesso e de permanência de professores e estudantes já existentes nas escolas, além do enorme prejuízo à qualidade de ensino, em todos os níveis escolares.

O documento destaca ainda, que atualmente são cerca de 50 milhões de estudantes e 2 milhões de professores da educação básica que estão sem aulas presenciais em todo o país, o que tem afetado estudantes entre 4 a 17 anos.

A volta às aulas presenciais foi outra preocupação apontada pela governadora Fátima Bezerra, que destacou o esforço das secretarias estaduais e municipais de Educação de todo o país para o retorno seguro dos professores e alunos às salas de aula. No RN, a previsão é de que o retorno presenciais nas escolas ocorra no próximo dia 1º de fevereiro.

O investimento para reestruturar a parte física de escolas, além da qualificação de profissionais e da formação e reorganização curricular, também foram citados pela governadora, que alerta que sem a vacinação todos os esforços serão insuficientes.

A governadora destacou, que o pedido para a inclusão dos profissionais da educação nas fases iniciais do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19, sem prejuízo à outros grupos vulneráveis já definidos. A medida vai permitir a retomada, em menor tempo, das atividades educacionais em todo o país, o que vai contribuir para a redução dos prejuízos à milhões de estudantes carentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br