09 dezembro 2020

Profissional da saúde de Natal é o primeiro caso confirmado de reinfecção de COVID-19 no Brasil, caso foi confirmado pelo Ministério da Saúde



Uma profissional da saúde, de 37 anos, moradora de Natal é o primeiro caso confirmado de reinfecção de COVID-19 no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada na noite desta quarta-feira (9) pelo Ministério da Saúde, além da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e da Secretaria Municipal de Natal (SMS).

O caso, primeiro no Brasil, foi confirmado através de sequenciamento genético realizado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). A profissional, além de atuar em Natal, também desenvolve funções na Paraíba, teve a primeira infecção em junho, quando foi diagnosticada com COVID após a realização do exame de RT-PCR em 23 de junho, na Paraíba. A profissional voltou a apresentar sintomas e em 13 de outubro, voltou a realizar o exame e novamente testou positivo para a doença.

O caso estava sendo investigado desde o dia 23 de outubro, após o  CIEVS-RN (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do RN) foi notificado da suspeita. A investigação foi realizada em conjunto, entre o RN e a Paraíba, quando amostras da paciente foram encaminhadas para análise no laboratório da Fiocruz, que é referência para a investigação laboratorial de casos suspeitos de reinfecção pelo vírus SARS-Cov2, no país.

Segundo a análise, a presença de linhagens distintas do vírus SARS-CoV2 nas amostras coletadas foram detectadas, confirmando o caso de reinfecção, o primeiro no Rio Grande do Norte. Outros nove casos suspeitos de reinfecção, sendo 7 de Natal e 1 de São Gonçalo do Amarante e outro de Parnamirim, estão sendo investigados, segundo apuração do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br