06 setembro 2020

Cirurgias eletivas nos hospitais públicos do RN serão retomadas após autorização da Sesap


Suspensas desde março por causa da pandemia do coronavírus, as cirurgias eletivas nos hospitais públicos do Rio Grande do Norte serão retomadas. O retorno foi autorizado por meio de portaria publicada pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) no Diário Oficial do Estado.

Com a portaria, os hospitais do Estado estão autorizados a retomarem o agendamento e a realização dos procedimentos. De acordo com a Sesap, cerca de 3 mil cirurgias eletivas são realizadas por mês no Estado, e que entre janeiro e junho de 2020 foram realizadas 14.316 cirurgias eletivas. Desde a suspensão em março, somente cirurgias vasculares e ortopédicas estavam sendo realizadas na rede estadual.

A portaria aponta ainda, que medidas de gestão terão que ser estabelecidas pelas unidades hospitalares para possibilitar a organização de fluxos e processos internos que garantam a segurança para a realização das cirurgias eletivas.

Em casos de pacientes que apresentem sintomas do coronavírus, como febre ou sintomas respiratórios durante a internação, a cirurgia eletiva deve ser suspensa, sendo reagendada pela própria unidade hospitalar e o paciente encaminhado para tratamento da Covid-19, caso teste positivo.

Uma nova suspensão das cirurgias eletivas só vai ocorrer, se o atual cenário de casos da Covid-19 se tornar desfavorável e será tomada pela Sesap, como informa a portaria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br