15 agosto 2020

Governo do RN publica edital de licitação da caixa cênica do TAM

Edital de licitação da caixa cênica do TAM foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (15). (Foto: João Vital/Governo Cidadão)



O Governo do Estado publicou neste sábado (15) edital para licitação da caixa cênica do Teatro Alberto Maranhão (TAM). O equipamento é fundamental para o bom funcionamento do teatro, mas não havia sido incluído no projeto da obra de restauração elaborado pela gestão anterior. O valor da obra da caixa cênica está estimado em R$ 2,38 milhões e tem cronograma previsto de cinco meses. O edital está disponível no Diário Oficial do Estado e também no site www.governocidadao.rn.gov.br.

 

“Sabemos da importância que o Teatro Alberto Maranhão tem para a cultura e história do povo potiguar, e, cientes, da necessidade da reforma da caixa cênica para o adequado funcionamento da casa, unimos esforços para conseguir recursos e autorizar a obra”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

 

A atual gestão do Governo encontrou apenas 5% das obras do TAM executadas e uma série de entraves que dificultavam o andamento do cronograma. O projeto anterior continha erros técnicos que exigiram adequações e um exemplo disso é a não inclusão da reforma da caixa cênica do teatro. A atual gestão autorizou e o projeto foi desenvolvido por dois especialistas; os subprojetos de iluminação cênica, sonorização, vestimenta e mecânica cênica foram orçados e aprovados pelo Iphan. A última etapa – de definição dos recursos – foi cumprida e o edital pôde finalmente ser publicado.

 

O secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, responsável pela obra, Fernando Mineiro, lembrou que a caixa cênica é peça essencial para o bom funcionamento do teatro. “É nela que acontecerão as apresentações de teatro, dança, ópera e música. O projeto original não previa sua reforma, mas sabemos que, depois das obras de restauro, o teatro não poderia funcionar sem a reforma da caixa cênica”, pontuou.

 

Para o presidente da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto, responsável pela gestão do TAM, a licitação da caixa cênica era o último grande passo que faltava para a reabertura da casa. “O TAM é um imenso patrimônio cultural do RN. A caixa cênica, fundamental para o pleno funcionamento do teatro, é fruto de um esforço de equipe, envolvendo diferentes unidades gestoras do Governo e demonstra o profundo respeito e zelo que a governadora Fátima Bezerra tem pelo maior templo artístico do nosso povo”, disse.

 

Obras


As obras de restauro e recuperação do TAM seguem em ritmo acelerado e já ultrapassaram 50% de execução. A previsão é que até o final do ano o processo seja concluído. O investimento do Governo do Estado é de R$ 9,6 milhões em obras e equipamentos, com recursos do Banco Mundial.


Esta é uma das maiores e mais cuidadosas reformas feitas desde sua inauguração, em março de 1904. O restauro capitaneado pelo Governo por meio do projeto Governo Cidadão e Secretaria de Turismo pela primeira vez conta com a fiscalização do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), que recebe apoio dos setores de engenharia da Setur e Governo Cidadão. A Fundação José Augusto também atua na fiscalização.



*Por: ASSECOM/Governo Cidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br