A Secretaria de Mobilidade Urbana vai realizar teste do bafômetro em pessoas envolvidas com sinistros de trânsito com vítimas. A informação foi anunciada nesta quinta-feira (23) pelo inspetor chefe da STTU, Carlos Eugênio.
De acordo com a STTU, o órgão conseguiu o empréstimo de seis etilômetros com a Polícia Rodoviária Federal e o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual para operar durante as colisões e fazer o bafômetro aos condutores que apresentarem sintomas de embriaguez.
Os etilômetros são dispositivos utilizados para medir a concentração de álcool no ar expirado por uma pessoa. Eles desempenham um papel fundamental na prevenção de sinistro de trânsito assim como são importantes para comprovar que o condutor envolvido em acidente está sob o efeito do álcool.
Ainda segundo a STTU, após as ocorrências serem examinadas, os resultados dos exames ficarão disponíveis para serem anexados a um futuro inquérito policial, se necessário.
CAPACITAÇÃO
Nesta quinta-feira (23), os inspetores e agentes de mobilidade da STTU participaram de curso sobre o uso do etilômetro bem e as formas corretas de abordagens dos condutores de veículos, com vista ao respectivo teste em caso de suspeita de ingestão de bebidas alcoólicas.
O curso, que teve como instrutor o coordenador da Operação Lei Seca no Rio Grande do Norte, Major César Fagundes, além de ensinar o manuseio do bafômetro, também destacou como os inspetores e agentes da STTU devem agir nas diversas situações, inclusive para lidar com condutores que se negam a fazer o teste de alcoolemia, alegando que não são obrigados a criar provas contrárias a eles mesmos.
*Por: Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário