Desde a implementação em abril deste ano, o Projeto Geração Conectada é um diferencial nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte. No Centro Estadual de Educação Profissional Lourdinha Guerra, em Nova Parnamirim, a transformação é notável. Desde a satisfação dos professores e os alunos que conseguem ter maior acesso aos equipamentos e à rede para pesquisas e estudos. “Recebemos dois gabinetes com 70 computadores (Chromebooks), além de banda larga e já mudou completamente nossa realidade. Como somos um Centro Profissionalizante, tínhamos uma carência tecnológica para dar conta. Hoje tudo mudou. Temos outras perspectivas. É como multiplicar a possibilidade de práticas e aprendizado”, disse o diretor do CEEP Lourdinha Guerra, Raphael Bender.
Com investimento de R$ 62 milhões de reais pelo Governo do Rio Grande do Norte, o projeto Geração Conectada está inserido no Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) e abrange a implantação de internet na rede estadual de educação e a distribuição de equipamentos, como os Chromebooks. O contrato implementou internet banda larga em 586 unidades escolares, contemplando a prestação dos serviços contínuos de telecomunicações, incluindo implantação, operacionalização, gestão e manutenção da rede Wi-Fi, fornecendo equipamentos, capacitação para professores, gerenciamento e suporte. O Rio Grande do Norte é o primeiro do país a ter 100% de suas escolas estaduais conectadas.
O Programa inclui projetos pedagógicos com foco na inovação, além da compra de mobiliários, equipamentos de tecnologia da informação para modernização da gestão escolar, com adoção de ferramentas e metodologias que contribuam no fluxo das atividades pedagógicas e administrativas, com objetivo de garantir políticas públicas de combate e superação do analfabetismo.
“É um avanço imenso na educação. E fico feliz que estamos conseguindo no meu governo. Sempre foi meu sonho que a educação alavancasse de maneira moderna e igualitária. E hoje vendo de perto esta revolução, me sinto contemplada”, disse a governadora Fátima Bezerra.
Para Letícia Silva, 16, estudante do primeiro ano do Ensino Médio do curso de Redes do CEEP Lourdinha Guerra, a chegada do projeto na sua escola trouxe maior motivação e incentivo para os estudos, e principalmente aprofundamento nas pesquisas. “Antes a gente precisava esperar para utilizar os computadores, não tinha tanto acesso. E hoje as aulas fluem de maneira mais ágil e podemos utilizar a tecnologia a qualquer horário, contribuindo em nossas pesquisas e estudos”, explicou.
Seu colega de sala, Kauã Henrique, 17 anos, concorda. “Acontecia muito de colocar o nome na fila para poder utilizar os equipamentos e hoje conseguimos estudar com mais frequência. Como nossa escola é integral, os computadores são nossos aliados em todas as disciplinas”, refletiu o estudante.
O projeto “Geração Conectada” prevê a escola como um centro de conectividade para a educação e está interligada ao Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc).
“O Geração Conectada garante aos estudantes o direito a ter acesso à internet de banda larga, ferramenta fundamental nos dias de hoje. A internet se tornou uma ferramenta essencial na educação, e sua disponibilidade em alta velocidade abre portas para um mundo de oportunidades educacionais e de desenvolvimento. Ela expande seus horizontes, prepara os alunos para um mundo cada vez mais digital e, por meio da ação do Governo do Estado, garante que esse acesso seja para todos os estudantes”, explica Socorro Batista, Secretária de Educação do RN.
Atualmente, as escolas têm acesso a uma velocidade mínima de 60 Mbps, podendo ser ampliada de acordo com a localidade. Com essa velocidade é possível assistir a vídeos em plataformas de streaming, como YouTube, em alta definição, sem interrupções ou telas de carregamento. As videoconferências, como as realizadas no Zoom, Google Meet ou Skype, podem ser realizadas com qualidade de imagem e som, sem interrupções ou quedas de conexão. “É uma revolução nas escolas, internet de ponta e equipamentos dotados de todos os programas necessários. Além da escola, o entorno também é contemplado, são cinquenta locais públicos com conexão para além dos muros da escola, quando os estudantes podem ter acesso aos conteúdos e materiais educativos em locais públicos”, explica Firmino Neto, coordenador do Grupo de Processamento de Dados (GPD) da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC).
Para o professor de Informática Básica do CEEP, Diogo Eugênio, as aulas hoje são mais dinâmicas e os alunos sentem maior interesse. “Cada um tem seu computador e isso já modifica completamente o processo de aprendizagem. É um avanço imensurável”, finalizou.
Programa Nova Escola Potiguar
Considerado o maior programa para reestruturação e fortalecimento da educação no Rio Grande do Norte, o “Programa Nova Escola Potiguar” (PNEP) reúne várias ações estruturantes que iniciam um novo momento da educação estadual. O investimento é de R$ 400 milhões em construção física de novas escolas, reformas, aquisição de equipamentos, capacitação e formação continuada dos educadores, e redução do analfabetismo.
O PNEP contempla a criação dos Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERNs) – serão 12 unidades; adequações nos 11 Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs), que serão transformados em IERNs; construção de 10 novas escolas estaduais; reforma em 60 unidades estaduais de ensino e a implantação do “Geração Conectada” citado nesta reportagem.
*Por: SEEC/ASSECOM-RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário