O presidente eleito da Guatemala, Bernardo Arévalo, comemorou vitória ao lado de sua vice a cientista Karin Herrera. (Foto: Prensa Libre | Esbin García) |
Com 58,29% dos votos, o sociólogo e deputado Bernardo Arévalo, foi eleito presidente da Guatemala neste domingo (20). O candidato de centro-esquerda, venceu o segundo turno das eleições contra a candidata de direita e apoiada pelo governo, Sandra Torres, que obteve 36,96% dos votos. A vice-presidente eleita na chapa é a cientista Karin Herrera.
Arévalo, que foi eleito em 2020 deputado, é filho do ex-presidente Juan José Arévalo, reconhecido como o único presidente não envolvido com atos de corrupção no país. O agora presidente eleito, se destacou como diplomata, sendo embaixador da Guatemala na Espanha (1995-1996) e vice-ministro das Relações Exteriores (1994-1995).
Arévalo afirmou que deseja ser lembrado pelo respeito ao legado deixado pelo pai, que foi responsável entre 1945 e 1951, pela nova Constituição na Guatemala e várias reformas políticas e sociais que favoreceram os trabalhadores, retirando poderes de grandes latifundiários e militares.
Bernardo Arévalo é escritor, autor de dezenas de livros e artigos sobre história, política, sociologia e diplomacia. A posse do presidente eleito está marcada para acontecer em 14 de janeiro de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário