Gestores e técnicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema participam, nesta quarta-feira (05), no auditório do órgão, do treinamento para utilização do aplicativo Timbeter, que é utilizado para medição de madeiras cortadas (toras, pranchas, caibros, lenha), empilhadas, caminhões, pátios, madeireiras e gerenciamento de dados de forma digital.
O Idema está implantando a ferramenta com o objetivo de modernizar e otimizar os processos de inspeção florestal no Estado do Rio Grande Norte, no que diz respeito ao uso e exploração dos recursos madeireiros, monitoramento da cobertura vegetal e desmatamento da cobertura vegetal, bem como a inovação do sistema de avaliação, controle fiscal, rastreabilidade da cadeia de valor e seu transporte.
Em breve, a ferramenta será utilizada no trabalho das equipes dos setores Fiscalização e Licenciamento do Instituto Ambiental. De acordo com a coordenadora do setor de Fiscalização, Shanazes Campos, a ferramenta vai agilizar o trabalho dos técnicos. "Uma boa usabilidade da plataforma é maior precisão da quantidade real do material lenhoso vistoriado, e isso auxiliará os fiscais na elaboração do auto de infração, fazendo com que o infrator identificado tenha com mais rapidez acesso ao valor da multa, que é calculada pelo volume e quantidade", explicou.
Instrutora da Timbeter, Selma Vasconcelos, destacou que o software é conhecido principalmente por sua funcionalidade na indústria madeireira, é um exemplo de como a tecnologia pode aprimorar setores tradicionais. "O Timbeter oferece uma plataforma completa para medição de madeira, melhorando significativamente a eficiência, precisão e transparência para o serviço público e indústria”, informou a representante da empresa.
A adesão da nova plataforma é fruto do comprometimento do Governo do Estado e do Idema com o desenvolvimento sustentável. “A conservação dos recursos florestais é de fundamental importância para garantir a manutenção de muitos ecossistemas, em particular a regulação climática e a manutenção de nossa biodiversidade. Então, o uso da plataforma promoverá uma transformação digital no Setor Florestal, ampliando a capacidade de verificação de recursos, para alcançar o manejo florestal sustentável e as metas climáticas”, enfatizou o diretor diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.
A adesão da ferramenta faz parte do protocolo que o Governo do Estado, por meio do Idema, assinou com a Timbeter, durante a 27ª edição da Conferência do Clima (COP 27), que aconteceu no Egito, em novembro de 2022.
*Por: IDEMA-RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário