A vacina contra o HPV estará disponível na 10ª edição do 'Vacinando com Natal' neste sábado (6) para meninos e meninas de 9 a 14 anos. (Foto: Divulgação | SMS) |
Durante o mês de maio, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensifica a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) na 10ª edição do projeto Vacinando com Natal. A vacina contra o HPV está disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos.
O Papilomavírus Humano é contraído principalmente via relações sexuais e pode infectar a pele ou as mucosas do corpo (como boca e região genital e anal) provocando verrugas e alguns tipos de câncer, sendo importante completar o esquema vacinal com as duas doses do imunizante, respeitando o intervalo de seis meses entre as duas doses.
"Em novembro de 2022 intensificamos a vacinação contra o HPV na 4ª edição do projeto Vacinando com Natal. Todas as pessoas vacinadas na época, e que não completaram o esquema vacinal, precisam retornar esse mês para tomar a segunda dose do imunizante, mesmo quem já foi vacinado próximo a completar 15 anos", destacou a secretária adjunta/SMS, Rayanne Araújo.
No sábado, dia 6 de maio, acontece o Dia D com intensificação para a vacinação contra o HPV em diversas unidades de saúde do município e nos pontos extras de vacinação.
Os usuários do SUS do município podem procurar as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, ou um dos pontos extras de vacinação, localizados nos Shoppings Midway Mall, Partage Norte Shopping e Via Direta, que funcionam de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h.
O Vacinando com Natal disponibiliza, além das vacinas contra a Covid-19 adulto e infantil, também contra a Varicela (catapora), Tríplice Viral (sarampo, caxumba, rubéola), VOP/VIP (Poliomielite), ACWY (meningites), Meningo C (meningite), Pentavalente (pneumonias), Hepatite A e Pneumocócica 10v (pneumonias, meningites, sinusites e otites), Hepatite B, Antitetânica, Tríplice Bacteriana (DTP), Febre Amarela e Influenza.
*Por: Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário