Nesta quarta-feira (19), as equipes de saúde coordenadas pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), com articulação da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), e apoio da Polícia Penal do Rio Grande do Norte e da Força de Cooperação, prestam assistência a 441 internos do Pavilhão 4 Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. O objetivo é concluir a unidade e, na quinta-feira (20), iniciar os atendimentos na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga. Ao todo, cerca de 2.700 internos serão atendidos na ação.
As pessoas privadas de liberdade atendidas realizaram testes rápidos para detecção de ISTs e pessoas com sintomas fizeram coletas de escarro para diagnóstico de tuberculose. Foram aplicadas ainda vacinas contra Covid-19, gripe e febre amarela. "O objetivo é atender 100% das pessoas privadas de liberdade do Complexo Penitenciário de Alcaçuz. Começamos pela unidade da penitenciária de Alcaçuz por uma razão estratégica. Porém, ao longo da semana, a Ação também segue para as demais unidades, João Chaves e Rogério Coutinho", conta a coordenadora de Saúde da SENAPPEN, Sara Reis.
A Ação de Cidadania no Complexo Penitenciário de Alcaçuz está sendo feita no âmbito do Projeto Valoriza: Saúde em Foco, que objetiva a promoção da saúde, do bem-estar e qualidade de vida dos servidores penitenciários, mas também para a saúde das pessoas privadas de liberdade.
FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA SEAP/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário