A ex-presidenta Dilma Rousseff, foi confirmada nesta sexta-feira (24) para presidir o NBD (Novo Banco de Desenvolvimento), conhecido como banco do Brics (bloco que reúne Brasil, África do Sul, China, Índia e Rússia), ficando no cargo até julho 2025.
Aos 75 anos, Dilma Rousseff é formada em economia e teve seu nome aprovado por um comitê da instituição após a ex-presidente passar por uma espécie de sabatina com ministros da Economia dos outros países membros do Brics.
Com sede em Xangai, na China, o banco do Brics é responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que fazem parte da instituição. Dilma acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua viagem oficial à China, prevista para acontecer neste domingo (26) após o presidente adiar sua ida devido um quadro leve de pneumonia diagnosticado nesta sexta-feira (24).
Dilma Rousseff, que é natural de Belo Horizonte (MG), foi presa e torturada durante a ditadura militar, ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT), partido ao qual ficou filiada até o ano de 2001 quando se filiou ao PT.
Nos governos Lula 1 e 2, Dilma foi ministra de Minas e Energia e chefe da Casa Civil, onde foi a criadora do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Em 2010 foi eleita a primeira e até então única mulher a chegar à Presidência da República, em 2014 foi reeleita. Em 2016, após não ceder as chantagens do então presidente da Câmara dos Deputados, o ex-deputado federal Eduardo Cunha, sofreu um golpe, em um falso impeachment arquitetado pelo então vice-presidente Michel Temer, que roubou seu lugar com o aval do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nenhum comentário:
Postar um comentário