Eleição para a escolha do presidente e da mesa diretora da Câmara dos Deputados acontecerá às 16h30 dessa quarta-feira (1º), no Senado acontecerá na sequência da posse. (Foto: EBC) |
Tomam posse nesta quarta-feira (1º) em Brasília, os 27 senadores eleitos nas eleições de outubro de 2022 e os 513 deputados federais, eleitos e reeleitos também no pleito de outubro. Além da posse para a nova legislatura, deputados federais e senadores vão eleger ou reeleger os presidentes das duas casas.
Na Câmara dos Deputados, o deputado Arthur Lira (PP-AL) busca a sua reeleição que é dada como certa, até então Lira era o único candidato a concorrer, porém, o deputado Chico Alencar (PSOL) lançou a sua candidatura que conta apenas com o apoio do seu partido.
Enquanto na Câmara, Arthur Lira não vê problemas para a sua reeleição, inclusive com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) e dos partidos da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a eleição no Senado tem uma embate entre o atual presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) que busca sua reeleição e o senador bolsonarista da extrema-direita, Rogério Marinho (PL-RN).
Pacheco é tido como favorito e tem previsão de receber entre 50 e 53 votos, porém, o bolsonarismo extremismo que apoia Rogério Marinho tem feito uma verdadeira batalha de guerra nas redes sociais para emplacar o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Após os ataques terroristas de 8 de janeiro, a segurança no Congresso Nacional e em seu entorno foi reforçada. A posse na Câmara dos Deputados está marcada para acontecer a partir das 10h, enquanto a votação para eleger o presidente e a mesa diretora da casa está prevista para ocorrer a partir das 16h30.
No Senado, a posse deve acontecer às 15h com a eleição para presidente na sequência e mesa diretora está marcada para acontecer apenas na quinta-feira (2) pela manhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário