23 fevereiro 2023

Com caso de vaca louca confirmado, Brasil suspende exportações de carne bovina à China

Após confirmação de caso do mal da vaca louca, Ministério da Agricultura suspende temporariamente a exportação da carne bovina brasileira à China. (Foto: Reprodução | Canal Rural)

Após confirmar um caso de mal da vaca louca em um animal em Marabá (PA), o governo brasileiro suspendeu a exportação de carne bovina à China, atendendo protocolo assinado em 2015 pelos dois países, onde fica estabelecido um autoembargo nas vendas à China quando uma nova ocorrência de vaca louca (encefalopatia espogiforme bovina) for identificada no Brasil.

Em nota, o Ministério da Agricultura confirmou a suspensão temporária das exportações de carne bovina à China, principal comprador da carne brasileira. "Seguindo o protocolo sanitário oficial, as exportações para a China serão temporariamente suspensas a partir desta quinta-feira (23). No entanto, o diálogo com as autoridades está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira", disse em nota.

Segundo a nota, o animal identificado com o mal da vaca louca tinha 9 anos e estava em uma pequena propriedade em Marabá e que amostras foram enviadas a uma instituição no Canadá para confirmar se o caso é atípico. "O animal, criado em pasto, sem ração, foi abatido e sua carcaça incinerada no local. O serviço veterinário oficial brasileiro está realizando a investigação epidemiológica que poderá ser continuada ou encerrada de acordo com o resultado", afirmou o ministério.

O caso positivo do mal da vaca louca foi confirmada ainda pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e foi classificado como uma forma atípica da doença, que surge espontaneamente na natureza em animais mais velhos, não causando risco de disseminação ao rebanho e ao ser humano.

Apesar do caso ser atípico e pontual, pode igualmente causar restrições comerciais. O animal foi abatido e incinerado. A expectativa do Ministério da Agricultura é de que a suspensão seja rápida e que as exportações da carne bovina brasileira volte a acontecer o mais rápido possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br