Pedido que formaliza desejo de Belém no Pará, sediar a COP 30 em 2025 foi confirmado pelo presidente Lula em encontro com o governador Helder Barbalho. (Foto: Reprodução | Vídeo | Twitter) |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), que o Itamaraty formalizou junto a ONU (Organização das Nações Unidas) o pedido para que a cidade de Belém seja a escolhida para sediar a Conferência do Clima (COP 30) que será realizada em 2025.
"Parabenizo Helder pelos 407 anos que completa Belém e dando uma boa notícia: o Itamaraty formalizou a cidade de Belém como cidade que está disputando a candidatura para realizar a COP 30. Eu tinha assumido o compromisso no Egito. Fiquei feliz quando nosso ministrou formalizou a cidade de Belém, quero que a gente esteja lá para uma bela COP", disse o presidente Lula em vídeo postado nas redes sociais.
A ideia do Brasil sediar uma edição da COP, partiu do próprio Lula durante a sua participação na COP 27 no Egito, seu primeiro compromisso internacional ainda como presidente eleito do país. Na ocasião, Lula afirmou que gostaria que o mundo conhecesse melhor a Amazônia e que iria sugerir que a próxima edição da Conferência do Clima da ONU fosse em território amazônico.
Com Helder Barbalho na presidência do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL), o governador do Pará tratou de oficializar o pedido de sediar a COP 30 em 2025, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol) havia colocado a capital paraense à disposição para sediar o evento climático.
"Belém, no estado do Pará, estará de portas abertas para debater a Amazônia, discutir o clima no mundo, encontrar soluções e agradeço o gesto para com Belém, o Pará e Amazônia", afirmou Helder Barbalho no vídeo ao lado do presidente Lula.
Hoje conversei com o governador do Pará, @helderbarbalho, sobre a formalização da candidatura de Belém como cidade sede para a COP-30. Esperamos poder receber o maior evento climático do mundo em uma cidade parte da Amazônia brasileira.
— Lula (@LulaOficial) January 11, 2023
🎥: @ricardostuckert pic.twitter.com/8gw7e6Yk6e
Nenhum comentário:
Postar um comentário