Paralisação por falta de dinheiro fechará agências do INSS e deixará milhões de aposentados sem seus benefícios no mês de dezembro. (Foto: Exame) |
Em ofício enviado ao secretário de Orçamento Federal, do Ministério da Economia, Ariosto Antunes Culau, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alertou o governo federal que deve paralisar as atividades a partir dessa quarta-feira (7) devido aos recentes bloqueios orçamentários.
Com o caixa zerado, o INSS afirma que suspenderá contratos, além de deslocar servidores impactando os atendimentos nas agências, inclusive com o fechamento das mesmas. Além do fechamento, serviços como suspensão de perícias, atrasos em pagamentos do INSS e interrupção de contratos com terceirizados, é a previsão do que estar por acontecer.
Os cortes foram ocasionados pelo governo Jair Bolsonaro (PL), após os gastos eleitoreiros promovidos pelo governo na tentativa de manter o presidente no poder, o que não ocorreu. Com a falta de dinheiro, até o pagamento das aposentadorias de idosos está sob risco e pode não acontecer agora em dezembro.
O ofício intitulado como “impacto das restrições orçamentárias no âmbito do INSS”, foi assinado pelo presidente do INSS, Guilherme Gastaldello, e encaminhado à Secretaria de Orçamento na última sexta-feira (2).
O Governo Federal fez diversos bloqueios orçamentários provocando uma paralisação nos serviços federais, que além do INSS está afetando universidades e institutos federais, na saúde e outras áreas importantes da máquina pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário